Mormente, deve-se pontuar o descaso escolar sob a ótica de Paulo Freire. Para o pedagogo, o método de ensino é bancário, isto é, pouco estimula a reflexão crítica. Diante disso, pode-se afirmar que substancial segmento das escolas, enquanto continuam a priorizar tal metodologia, não buscam elucidar a criticidade dos discentes quanto ao preconceito linguístico, o que banaliza esse ato hediondo e, como consequência disso, corrobora com que mais sujeitos sofram por depressão e/ou suicídio. É paradoxal, assim, que a escola tenha alto poder formador e, ao mesmo tempo, não conscientiza os estudantes acerca de um imbróglio tão assustador.
Sob um segundo olhar, é fulcral salientar como a inobservância da família potencializa o revés. A título de exemplo, o psicólogo Jean Piaget defendeu que o núcleo parental é incumbido de cognitivamente desenvolver os menores, de modo a estimular a aprendizagem deles acerca de múltiplos tópicos. No entanto, a parentela acaba por secundarizar sua responsabilidade, já que é mínimo o seu interesse em edificar os indivíduos no que tange ao preconceito linguístico, o que torna tal prática habitual no tecido social e, como um dos desdobramentos, faz com que mais pessoas padeçam por exacerbada ansiedade. Destarte, a fim de ir ao encontro com o pensamento de Piaget, é imprescindível que a família tenha sua conduta repensada inadiavelmente.
Em vista dos argumentos supracitados, é imperioso que o Ministério da Educação introduza, por meio de uma alteração na Base Nacional Comum Curricular, uma disciplina voltada à prática de respeito e empatia, a qual afetará as aulas de filosofia e sociologia e incentivará rodas de debate, palestras e minicursos com vistas a minimizar a intolerância linguística no país. Ademais, a parentela tem de lecionar os menores sobre o preconceito linguístico com o fito de tornar esse ato atípico. Feito isso, poder-se-á observar a nação em progresso, e menos atos nefastos como os vivenciados por Juliette irão acontecer.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.