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Por SaraLeticy
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#114929
Na tirinha em quadrinhos da Turma da Mônica, retratado um personagem de característica com linguagem caipira, Chico Bento, que em grande parte das histórias é caçoado e incompreendido por sua linguagem. Fora da ficção, percebe-se um contexto semelhante a tirinha: a discriminação da língua e suas consequências debates na sociedade brasileira. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos em virtude do silenciamento e da lenta mudança da mentalidade da sociedade.

Em primeira análise, a falta de debate mostra-se como um dos desafios a resolução do problema. Nesse sentido, o filósofo Habermas defende que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Desse modo, para que um problema como a discriminação linguística seja resolvida, faz-se necessário debater sobre. No entanto, percebe-se uma lacuna no que se refere a essa questão, que ainda é muito silenciada, devido ao pensamento coletivo de que preconceito linguístico não é um assunto importante relevante a ser questionado. Ocasionando assim a persistência do problema.

Além disso, outra dificuldade enfrentada é a lenta mudança de mentalidade da sociedade brasileira. Sobre esta óptica, José Saramago em seu livro "Ensaio Sobre a Cegueira", descreve uma sociedade que paulatinamente torna-se cega. Paralelamente, tal situação ocorre com as pessoas quando deparam-se com uma linguagem diferente da região, como por exemplo o uso do pronome "tu" como uma linguagem regional do país utilizado. Onde a população, com pensamento limitado, ao se deparar com outras variedades linguísticas tratará com discriminação, criando assim um estereótipo pejorativo sobre o indivíduo com diferença linguística. Ocasionando assim cidadãos cegos á respeito do problema.

Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver esse problema.Como solução é preciso que as escolas, em parceria com a prefeitura, promovam um espaço para rodas de conversa e debates sobre a discriminação linguística no ambiente escolar. Tais eventos podem ocorrer no período
extraclasse, contando com a presença dos professores e convidados
especialistas no assunto. Além disso, tais eventos não devem se limitar
aos alunos, mas ser abertos à comunidade, a fim de que mais pessoas
compreendam questões relativas ao problema e se tornem cidadãos
mais atuantes na busca de resoluções.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Vitorialsx
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#115271
A princípio, seu repertório na introdução foi bem colocado e contextualizado com o tema, mas em relação a suas teses, é interessante você deixar elas mais claras e objetivas na introdução.
Você fez uso de repertórios socioculturais e amarrou bem a suas argumentações, porém dava pra você ter argumentado um pouco mais.
Observei alguns erros em sua redação, na utilização 2x da palavra "ocasionando", palavra no gerúndio, logo após um ponto final está incorreta e o corretor pode tirar até 80 pontos de sua redação pelo uso incorreto.
Outro erro observado foi o uso do "Onde" no seu d2, seria correto não ter colocado, ou ter substituído por algum conectivo, visto que o uso da palavra "Onde" só pode ser usada quando remete a lugar.
Sua proposta de intervenção está ótima, mas uma dica é que seria melhor você usar o Ministério da educação como agente, e escolas como o meio da sua proposta ocorrer.
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