Em primeira análise, a falta de debate mostra-se como um dos desafios a resolução do problema. Nesse sentido, o filósofo Habermas defende que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Desse modo, para que um problema como a discriminação linguística seja resolvida, faz-se necessário debater sobre. No entanto, percebe-se uma lacuna no que se refere a essa questão, que ainda é muito silenciada, devido ao pensamento coletivo de que preconceito linguístico não é um assunto importante relevante a ser questionado. Ocasionando assim a persistência do problema.
Além disso, outra dificuldade enfrentada é a lenta mudança de mentalidade da sociedade brasileira. Sobre esta óptica, José Saramago em seu livro "Ensaio Sobre a Cegueira", descreve uma sociedade que paulatinamente torna-se cega. Paralelamente, tal situação ocorre com as pessoas quando deparam-se com uma linguagem diferente da região, como por exemplo o uso do pronome "tu" como uma linguagem regional do país utilizado. Onde a população, com pensamento limitado, ao se deparar com outras variedades linguísticas tratará com discriminação, criando assim um estereótipo pejorativo sobre o indivíduo com diferença linguística. Ocasionando assim cidadãos cegos á respeito do problema.
Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver esse problema.Como solução é preciso que as escolas, em parceria com a prefeitura, promovam um espaço para rodas de conversa e debates sobre a discriminação linguística no ambiente escolar. Tais eventos podem ocorrer no período
extraclasse, contando com a presença dos professores e convidados
especialistas no assunto. Além disso, tais eventos não devem se limitar
aos alunos, mas ser abertos à comunidade, a fim de que mais pessoas
compreendam questões relativas ao problema e se tornem cidadãos
mais atuantes na busca de resoluções.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.