Apesar de tal cenário se mostrar benéfico, traz algumas problemáticas para a sociedade, tais como: a facilidade de compartilhamento de informações falsas, os chamados “Fake News”. Sendo este um assunto complexo e ainda muito trabalhado na tentativa de reduzir esse problema, porém pouco resolvido. É conivente recordar-se do caso de Lázaro Barboza, bastante comentado nas redes sociais nas últimas semanas, sujeito que passou 20 dias foragido após assassinar uma família inteira. Não demorou muito para que o assunto circulasse na internet, e muitos fake news, entre eles foi que, o sujeito teria fugido de Goiás Para o Estado de São Paulo, oque causou pânico entre os moradores da região e dificultou as buscas policiais.
Outro Fake News, este mais antigo que surgiu em 1998, dizia que vacinas causam autismo, muitos estudos desmentiram essa inverdade ao longo dos anos, uma pesquisa recente, com mais de 650 mil crianças comprovou que vacinas não causam autismo, mas ainda que provado através de quaisquer meios, muitos pais não permitiam que seus filho se vacinassem por acreditar que tal notícia seria verdade. Esta decisão dos pais, fazem com que seus filhos ou até mesmo que eles tenham maior facilidade de contrair doenças, principalmente em tempos atuais com o novo COVID-19, acreditar em tudo o que vê sem informações concretas pode obter graves consequências.
Por fim, diante dos fatos citados e das dificuldades enfrentadas por tal assunto, é notório a falta de responsabilidade de quem compartilha sem saber oque realmente acontece no mundo, portanto, cabe ao Estado junto com a mídia nacional, desenvolver campanhas de conscientização, mostrando as consequências que tal ato pode causar às pessoas, cabe também às pessoas, enquanto sociedade, se informarem antes de compartilhar qualquer tipo de conteúdo falso. feito isso, não só o Brasil como o mundo inteiro poderá ter mais segurança sobre as informações do que acontece no dia a dia.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada