• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por EllyAraujo
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44898
Contíguo com o processo de redemocratização é promulgada em 1988 a Constituição Federal com a finalidade de garantir os direitos dos brasileiros. Nota-se que a liberdade de expressão é um direito de todos garantido em constituição, todavia nos faz questionar os limites desse direito nos casos de fake News, configurando-se uma falha no processo de isonomia. Sendo assim, diante de uma realidade instável que mescla conflitos nas esferas sociais e educacionais, analisar a causa é consequência dessa problemática, deve ser medida imediata.
Primordialmente, é fulcral expor que a disseminação da fake News é derivada da baixa atuação dos governantes, no que conerce a criação de mecanismos que irão inibir a criação de tais fatores. Segundo o poeta modernista Carlos Drummond de Andrade, "no meio do caminho tinha uma pedra", no verso do seu poema ele remete a uma metáfora sobre desafios. O Brasil vem enfrentando desafios ligados à Fake News, que faz imprescindível a reformulação da postura estatal.
Outrossim, é imperativo ressaltar que a falta de educação tecnológica para os brasileiros é o principal fator do problema. Partindo desse pressuposto, o uso de notícias de caráter duvidoso tem colaborado para o uso de medicamentos sem comprovação da sua eficácia nos casos de COVID-19. Segundo a fundação Oswaldo Cruz (2018), as doenças consideradas erradicadas, apresentaram novas recidivas devido a propagação de notícias falsas e movimentos anti-vacinas. Ademais, esses aspectos retarda o processo de evolução, já que contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
Portanto, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço dessa problemática. Dessarte, com o intuito de diminuir a propagação da Fake News, necessita-se urgente que o Tribunal de Contas da União, direcione capital ao Ministério da Ciência e Tecnologia, que será revertido no uso de ferramentas capazes de analisar a veracidade da informação. Para que as pedras que causam o retrocesso sejam retiradas do caminho é permitam a evolução.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Avatar do usuário
Por EllyAraujo
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44909
ao esboçar o seu
projeto de texto, considere-se como agente do serviço público que atua na esfera do
cargo a que concorre.
Fiquei sem entender essa proposta da banca,será que consegui contemplar com esse texto?
Avatar do usuário
Por jheromagnoli
Tempo de Registro Quantidade de postagens Quantidade de postagens
#44946
Contíguo com o processo de redemocratização é promulgada em 1988 a Constituição Federal com a finalidade de garantir os direitos dos brasileiros. Nota-se que a liberdade de expressão é um direito de todos garantido em constituição, todavia nos [não use 1ª pessoa] faz questionar os limites desse direito nos casos de fake news, configurando-se uma falha no processo de isonomia. Sendo assim, diante de uma realidade instável que mescla conflitos nas esferas sociais e educacionais, analisar a causa é consequência dessa problemática, deve ser medida imediata.
* Poderia citar sua tese, inserir os argumentos que iria desenvolver

Primordialmente, é fulcral expor que a disseminação da fake news é derivada da baixa atuação dos governantes, no que concerne a criação de mecanismos que irão inibir a criação de tais fatores. Segundo o poeta modernista Carlos Drummond de Andrade, "no meio do caminho tinha uma pedra", no verso do seu poema ele remete a uma metáfora sobre desafios. [conectivo] O Brasil vem enfrentando [evitar gerúndio] desafios ligados à fake news, que faz imprescindível a reformulação da postura estatal.
* Não argumentou muito bem, trouxe repertório conceitual e citação, mas não demonstrou seu ponto de vista
* Generalizou demais, não explicou essa baixa atuação do governo e não exemplificou os desafios que trouxe no final


Outrossim, é imperativo ressaltar que a falta de educação tecnológica para os brasileiros é o principal fator do problema. Partindo desse pressuposto, o uso de notícias de caráter duvidoso tem colaborado para o uso de medicamentos sem comprovação da sua eficácia nos casos de COVID-19. Segundo a fundação Oswaldo Cruz (2018), as doenças consideradas erradicadas, apresentaram novas recidivas devido a propagação de notícias falsas e movimentos anti-vacinas. Ademais, esses aspectos retarda o processo de evolução, já que contribui para a perpetuação desse quadro deletério. [faltou arrematar sua tese aqui]
* Mesma coisa do § anterior, precisa melhorar a argumentação, trazer dados, mas fundamentar em cima deles
* Acredito que fugiu do tema aqui. A redação é sobre a fake news no serviço público


Portanto, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço dessa problemática. Dessarte, com o intuito de diminuir a propagação da Fake News, necessita-se urgente que o Tribunal de Contas da União, direcione capital ao Ministério da Ciência e Tecnologia, que será revertido no uso de ferramentas capazes de analisar a veracidade da informação. [conectivo] Para que as pedras que causam o retrocesso sejam retiradas do caminho é permitam a evolução.
* A conclusão ficou superficial, não exemplificou as ferramentas que iria solucionar esse problema. Poderia ter abordado a lei de fake news que está no texto motivador
* Cuidado com a escrita, essa banca avalia muito a norma culta, então preste atenção na pontuação, concordância, acentuação, ortografia, conectivos, pronomes, cuidado com o gerundismo...


Respondendo a sua dúvida, a banca queria que você se sentisse servidor público no cargo que está concorrendo. Você como servidora, quais são as consequências e contingências das fake news no serviço público? Deveria abordar as causas, problemas...
Poderia citar a conduta ética do servidor em não disseminar notícia falsa para prejudicar outrem ou até o órgão, a violação dos princípios éticos e legais (moralidade, impessoalidade, segurança jurídica...), os problemas políticos que causa rixa entre partidos e candidatos, além do discurso de ódio que gera, a manipulação que essas notícias gera na sociedade...
Um exemplo seria o julgamento que a sociedade tem contra os servidores públicos, se vê isso até no filme utopia, que colocaram o bicho preguiça como servidor público, isso vem do achismo que a máquina pública é lenta e começou lá na era de vargas isso.

É isso, espero ter ajudado! ;)
Abuso sexual infantil

Boa noite, você escreve muito bem, mas recom[…]

Celular um amigo ou inimigo?

É notório que, na modernidade contem[…]

Invisibilidade e Registro civil

No romance filosófico "Utopia" cr[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM