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#64483
No Brasil, a evasão escolar é algo frenético, principalmente em redes públicas. Dessa forma, os grupos de maior distanciamento escolar é os jovens, por conta da baixa renda, que trocam seus estudos por trabalho, ou que ficam grávidas na adolescência. Diante desse transtorno, faz-se encarecer medidas solucionáveis.
De início, por conta da situação precária de diversos estudantes, influência seriamente no abandono das instituições de ensino. Dessa maneira, devido a dificuldades financeiras, muitos Indivíduos largam os estudos, para assim conseguir trabalhar e poder ajudar no sustento próprio e de sua família. Como resultado, não conseguem se qualificar para o mercado de trabalho, tendo consequências como trabalho em más condições ou até praticar meios ilegais para o ganho de renda.
Além disso, a gravidez na adolescência leva o abandono da escola. Por exemplo, de acordo com o G1 notícias, 75% das adolescentes que têm filho não estão estudando. Nesse sentindo, pela falta de conscientização e acesso a métodos de prevenção, como a camisinha, que assim estimulam a gravidez precoce, levando as adolescentes ter que trabalhar para sustentar seus filhos, e muitas vezes não ter lugar para deixá-los.
Portanto, de acordo os os fatos mencionados, medidas devem ser tomadas. O Ministério da Educação, em parcerias com empresas que promovem o programa Jovem Aprendiz, por meio delas promovam vagas a esses estudantes quem contém situações precárias, A fim de possibilitar o alcance dos estudos e do trabalho. Ademais, o Ministério da Saúde, em parceria com a Escola, por meio de palestras, deve conscientizar os jovens a fazer o uso de contraceptivos, como camisinhas e anticoncepcionais, para quê assim a gravidez na adolescência seja evitada. Assim sendo, a evasão escolar poderá ser estabilizada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#65446
Certo
Parcialmente certo
Lacunas
Errado
Ausência

Introdução
No Brasil, a evasão escolar é algo frenético<Por quê?], principalmente em redes públicas <Qual grupo de alunos você está se referindo?] (Contextualização embrionária). Dessa forma(1), os grupos de maior distanciamento escolar é os jovens, por conta da <Problema de coesão]<de] baixa renda, que<por conta de] trocarem seus estudos por trabalho <Por que isso acontece?], ou de que ficarem grávidas na adolescência <Por que isso acontece?] (Bases argumentativas). Diante desse transtorno, faz-se encarecer medidas solucionáveis.
Posicionamento (paráfrase ao tema + opinião, na terceira pessoa)
Comentário
(1) - "Dessa forma" é um conectivo conclusivo, porém aqui seria melhor um de causa.
:arrow: Sua introdução está um pouco confusa, dificultando, assim, a interpretação. Além disso, é interessante colocar um elemento de transição -posicionamento-, antes de expôs seus tópicos-problemas, porque o leitor vai conseguir identificar a sua posição sobre o tema se fizer isso, dito isso, pergunto lhe se você acredita que há ou não evasão escolar no Brasil? E por que não enfatizou isso na introdução?

Desenvolvimento 01
De início (Coesão interparágrafo), por conta da<Repetição] situação precária <Em quê?] de diversos estudantes (Tópico-frasal), influência, seriamente, no abandono das instituições de ensino (Argumento complementar). Dessa maneira, devido a dificuldades financeiras<Provas?], muitos Indivíduos<indivíduos] largam os estudos <Em média, quantos?], para assim conseguir trabalhar e poder ajudar no sustento próprio e de sua família (Explicação da tese). Como resultado, não conseguem se qualificar para o mercado de trabalho, tendo consequências como trabalho em más condições ou até praticar meios ilegais para o ganho de renda. (Consequências)
Repertório
Comentário
:arrow: Este parágrafo aqui também apresenta lacunas, cuidado com a coesão!

Desenvolvimento 02
Além disso (Coesão interparágrafo), a gravidez na adolescência leva o abandono da escola (Tópico-frasal). Por exemplo(2), de acordo com o G1 notícias(3), 75% das adolescentes que têm filho não estão estudando (Repertório). Nesse sentindo, pela falta de conscientização e acesso a<aos] métodos de prevenção (Argumento complementar), como a camisinha, que assim estimulam<problema de coesão] com o intuito de evitar a gravidez precoce (Explicação da tese), logo, levando as adolescentes ter que trabalhar para sustentar seus filhos, e muitas vezes não ter lugar para deixá-los. (Consequências)
Comentário
(2) - Use um conectivo explicativo.
(3) - Evite usar nomes de sites, der preferencia para instituições nacionais ou internacionais.
:arrow: A estrutura do desenvolvimento 02 está completa, porém a coesão compromete esse parágrafo, eu te recomendo fazer a revisão da C4, antes de escrever a próxima redação.

Conclusão
Portanto, de acordo os os fatos mencionados, medidas devem ser tomadas. Assim, cabe aO Ministério da Educação, em parcerias com empresas,(4) (Agente) que promovem o programa Jovem Aprendiz(5) (Ação?), por meio delas promovam vagas a esses estudantes quem contém situações precárias (Detalhamento), A<a] fim de possibilitar o alcance dos estudos e do trabalho (Finalidade). Ademais, o Ministério da Saúde, em parceria com a Escola<Pública ou privada?] (Agente), por meio de palestras (Meio/modo), devem conscientizar os jovens a fazer o uso de contraceptivos (Ação), como camisinhas e anticoncepcionais (Detalhamento), para quê assim a gravidez na adolescência seja evitada (Finalidade). Assim sendo, a evasão escolar poderá ser estabilizada.
Meio/modo
Comentário
(4) - Ou você coloca entre vírgulas ou não coloca vírgulas.
(5) - Essa parte está ambígua, as duas interpretações possíveis são:
i. As empresas já fazem esses programas.
ii. Ministério da Educação + Empresas devem aumentar as vagas para o programa Jovem Aprendiz.
:arrow: Você escreveu duas propostas de intervenções, porém a primeira está incompleta por não ter colocado o "meio/modo" dela.

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