De início, por conta da situação precária de diversos estudantes, influência seriamente no abandono das instituições de ensino. Dessa maneira, devido a dificuldades financeiras, muitos Indivíduos largam os estudos, para assim conseguir trabalhar e poder ajudar no sustento próprio e de sua família. Como resultado, não conseguem se qualificar para o mercado de trabalho, tendo consequências como trabalho em más condições ou até praticar meios ilegais para o ganho de renda.
Além disso, a gravidez na adolescência leva o abandono da escola. Por exemplo, de acordo com o G1 notícias, 75% das adolescentes que têm filho não estão estudando. Nesse sentindo, pela falta de conscientização e acesso a métodos de prevenção, como a camisinha, que assim estimulam a gravidez precoce, levando as adolescentes ter que trabalhar para sustentar seus filhos, e muitas vezes não ter lugar para deixá-los.
Portanto, de acordo os os fatos mencionados, medidas devem ser tomadas. O Ministério da Educação, em parcerias com empresas que promovem o programa Jovem Aprendiz, por meio delas promovam vagas a esses estudantes quem contém situações precárias, A fim de possibilitar o alcance dos estudos e do trabalho. Ademais, o Ministério da Saúde, em parceria com a Escola, por meio de palestras, deve conscientizar os jovens a fazer o uso de contraceptivos, como camisinhas e anticoncepcionais, para quê assim a gravidez na adolescência seja evitada. Assim sendo, a evasão escolar poderá ser estabilizada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.