• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por Mavi0208
#73175
Nos tempos de outrora, a inflação e seus efeitos já acometiam o Brasil, seja em virtude das consequências do governo de Juscelino Kubistchek, na década de sessenta, seja em razão da crise do petróleo em 1973, por exemplo. Nesse sentido, a situação, tendo em vista não ser das melhores, tornou-se mais precária com a recessão econômica em 2014, juntamente aos escândalos de corrupção.
De acordo com Steven Tobin, economista da OIT (Organização Internacional do Trabalho), a crise econômica de 2014 teria se desencadeado com a queda nos preços das commodities e da demanda externa. Por conta disso, surge uma acentuada inflação, que desvinculou o PIB nacional da primazia antes ocupada, reduzindo o poder de compra das pessoas, em que empresas tiveram que produzir menos e demitir grande parte de seus funcionários, da qual vinha o sustento de muitas famílias.
Em seguida, veio à tona escândalos de corrupção; Era o segundo mandato de Dilma Rousseff, que, inclusive, foi exonerada da presidência após o processo de impeachment. Introduzida a Lava Jato, chegou-se à fonte do problema: desvios de verbas públicas. À custa disso, novamente os efeitos tomam novas proporções, mas nenhuma foi tão avassaladora como em Guariba-PI, onde foi a sede do símbolo Fome Zero (programa do governo anterior), podendo ser considerado um mero paliativo, já que a realidade é a de que, quem lá habita, passa fome e sede, sobrevivendo de restos da terra, quando têm, como água da chuva por exemplo, conforme exposto em transmissão pela emissora de TV, Record.
Nesse interim, urge que o Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, elabore planos de desenvolvimento voltados para industrialização e modernização do país, de modo a atrair capitais estrangeiros, gerando empregos. Por outro lado, a questão do ganho privado ilegítimo dos representantes do governo poderá ser combatida pondo em prática nossa democracia direta - participativa - através de reivindicações e movimentos nas ruas e pela cobranças nos governantes de informações que sejam do nosso interesse, um direito disposto no Inc. XXXIII, art. 5° da Constituição Federal.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

LeighTeabing JoaoPedro72 Higorvaz EuDavil[…]

JoaoPedro72 Higorvaz geoca obrigada pelas co[…]

Pessoal, podem me ajudar corrigindo e pontuando? A[…]

Aqui está a minha análise da sua red[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM