Avatar do usuário
Por DaviTaveiras
Quantidade de postagens
#116111
'Não troco o meu oxente pelo ok de ninguém'' frase verbalizada e defendida pelo escritor brasileiro Ariano Suassuna. Sob esse contexto, é evidenciado pelo autor que a normalização do preconceito linguístico na sociedade brasílica é presente e causa efeitos negativos. Diante disso, nota-se que a falta de valorização da diversidade cultural atrelado à desigualdade social são responsáveis pelo agravamento do problema. Logo, diante das razões que contribuem para esse infortúnio no corpo social brasileiro, intervenções são imprescindíveis.

Convém ressaltar que a não aceitação da variedade linguística é fator determinante para permanência do revés. Sob essa perspectiva, na obra literária ''Vidas secas'' de Graciliano Ramos, a família de Fabiano perde o ''poder de fala'' mediante a ausência de uma formação escolar. Diante disso, é notório que essa literatura não se distancia da realidade nacional, visto que a sociedade impõe a escritas padrão da língua portuguesa como a única a ser falada, inferiorizando, assim, pessoas que fogem desse modelo. Em decorrência, promovendo a exclusão social no ambiente de trabalho e escolar aos grupos mais vulneráveis.

Outrossim, nota-se que a discriminação aos costumes de dada população contribui, também, para o agravamento dessa questão. Sob esse viés, o artigo 215 da Constituição Federal de 1988 garante o direito à cultura como o bem de todos e estabelece que o Estado deve proteger e promover manifestações culturais no país. Desse modo, é evidente que a regulamentação é distinta do contexto atual, uma vez que os Órgãos Executivos não viabilizam projetos que propiciam a valorização dos hábitos de sua nação. Consequentemente, resultando na decadência de hábitos passados pelos seus ancestrais, tal qual o preconceito estabelecido em certas regiões.

Portanto, é imprescindível mitigar a normalização e os efeitos causados pelo preconceito linguístico no Brasil. Com vista a isso, urge que o Ministério da Educação, responsável pelas politicas educacionais a nível nacional, promova ações de combate ao problema, por meio de campanhas educativas nas instituições, com a finalidade de minimizar essa conjuntura. Outrossim, é dever das Mídias, cuja função é manter a comunidade informada, promover anúncios didáticos em programas televisivos, com o fito de exibir os impactos ocasionados pela prática dessa repressão. Assim, com essas ações, a frase defendida pelo escritor Ariano Suassuna venha a ser consolidada pela coletividade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
168 Exibições
por Monicxc
0 Respostas 
77 Exibições
por Fefa
1 Respostas 
127 Exibições
por LuanaSilva11
1 Respostas 
186 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
88 Exibições
por Ganriel
0 Respostas 
83 Exibições
por raquel236329
0 Respostas 
94 Exibições
por jocenilton20
0 Respostas 
39 Exibições
por luanavi
0 Respostas 
29 Exibições
por Ricard1285
0 Respostas 
29 Exibições
por VinnyXavier
desigualdade de gênero

Segundo a Constituição Federal, prom[…]

Segundo Augusto Cury,psiquiatra e escritor brasile[…]

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM