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É de conhecimento geral os dilemas da escolha profissional do jovem na contemporaneidade, visto que os jovens sofrem grande pressão familiar, social e psicológica e falta de instrução vocacional.
Pode-se mencionar a grande pressão familiar, social e psicológica que os jovens sofrem para com escolha profissional, esta que é uma decisão fundamental e deve ser trabalhada com calma. A pressão sofrida dentro e fora de casa conturba e prejudica a escolha que devia ser de cunho pessoal e acaba por se tornar uma tentativa de agradar aqueles que não sofrerão as consequências de um futuro mau planejado e infeliz.
Outro fator existente é a falta de instrução vocacional por parte das escolas, estas que deveriam servir de apoio para que a escolha profissional se tornasse menos complexa e mais próxima ao perfil exposto pelo jovem, que por vezes é inexperiente e não tem completa convicção de qual carreira deseja seguir.
Levando-se em consideração esses aspectos, concluí-se que para que haja maior facilitação para a escolha profissional dos jovens, as escolas deve, propor um amparo e incentivo vocacional, destinado exclusivamente a auxiliar os jovens a encontrar a profissão com a qual melhor se identificam e um suporte psicológico para ajudá-los a superar seus medos e a tamanha pressão infligida pela família e pela sociedade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 133

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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