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Por cecciii
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#117162
Na série de TV nacional "sob pressão", da Globo play, retrata a vida com dramas e dilemas da equipe de emergência de um hospital público, ao longo da trama a narrativa revela evidenciando o retrato cru e profundo das péssimas condições do sistema público de saúde do país, o que acaba influenciando ainda mais na vida pessoal dos médicos, gerando diversos problemas na saúde física e emocional deles diante da exaustão profissional. Desse modo, convém ressaltar, que essa realidade ocorre, não só por causa da insatisfação pessoal e profissional, mais também por causa dos problemas emocionais .
Em primeira análise, tem como a consternação como um dos efeitos da exaustão profissional no território nacional. No filme "o diabo veste prada" apresenta recém formada a Andy, que vai trabalhar em uma renomada revista de moda, ela tem como função ser assistente da diabólica Miranda. Nesse aspecto, Andy encontra-se extremamente esgotada da pressão exercida por sua chefe, o que causa um insatisfação profissional, ela cogita pedir demissão, e pessoal, começa a duvidar de sua capacidade. Fora do cenário fictício, o filme é semelhante a recente realidade onde vários trabalhadores se encontram descontente com sua vida pessoal e profissional.
Além disso, é evidente que a saúde emocional do trabalhador acaba saindo extremamente prejudicada devido ao esgotamento profissional. De acordo com o site G1, um estudo mostra que 60% dos trabalhadores relatam está sem disposição para trabalhar, e 67% sentem que precisam mostrar seu valor no emprego. Em virtude disso, o que acontece é que a carga emocional vai aumentando cada vez mais diante da pressão que os trabalhadores passam com a tentativa de se manter estável no mercado de trabalho.
Sendo assim, é indispensável a adoção de medidas para tornar menos intenso o esgotamento profissional. Posto isso, é fundamental que o Poder Executivo Federal mais especificamente o ministério do trabalho, criar um recurso de qualidade de acompanhamento psicológico a todos os funcionários com a finalidade de minimizar a exaustão profissional.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por OlrenBeat
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#117167
NOTA FINAL 900!
Olá! Vamos analisar a sua redação de acordo com os critérios do Enem.

1. Desenvolvimento do tema e repertório sociocultural produtivo:

O seu texto apresenta uma boa introdução, que contextualiza o tema por meio da série "Sob Pressão" e faz uma conexão com a realidade dos trabalhadores brasileiros. No entanto, é importante lembrar que você precisa desenvolver melhor o assunto ao longo do texto, trazendo argumentos mais consistentes para sustentar a sua tese. Além disso, seria interessante citar exemplos concretos de como essa exaustão profissional afeta não só médicos, mas também outros profissionais em diferentes áreas.

2. Estrutura dissertativo-argumentativa:

A estrutura geral da sua redação está adequada à proposta: há uma introdução que apresenta o tema e a tese; um desenvolvimento no qual são expostas as ideias principais; e uma conclusão na qual se elabora uma proposta de intervenção para solucionar o problema abordado.

3. Coerência argumentativa:

Você utiliza alguns exemplos para ilustrar suas ideias sobre exaustão profissional, mas eles poderiam ser mais bem explorados ou até mesmo substituídos por outros mais pertinentes ao contexto atual do país. É importante lembrar que os fatos mencionados devem estar relacionados diretamente ao tema proposto e às ideias defendidas pelo autor.

4. Articulação das partes do texto:

Há algumas falhas na articulação entre as partes da redação — principalmente entre as ideias expostas no primeiro parágrafo (introdução) e aquelas presentes nos demais parágrafos (desenvolvimento e conclusão). É importante que o texto apresente uma progressão lógica das ideias, de modo a convencer o leitor da tese defendida.

5. Uso diversificado de recursos coesivos:

O seu texto utiliza alguns conectivos para articular as ideias, mas seria interessante explorar mais esse recurso para tornar a redação mais coesa e coerente. Alguns exemplos de conectivos que poderiam ser utilizados são: "além disso", "por outro lado", "contudo", entre outros.

6. Proposta de intervenção detalhada:

A sua proposta de intervenção é adequada à temática abordada na redação, mas ela precisa ser mais bem elaborada em termos dos elementos exigidos pelo Enem (ação, agente responsável pela ação, modo/meio de execução da ação e seu efeito). Além disso, é importante lembrar que essa proposta deve estar diretamente relacionada às ideias expostas no desenvolvimento do texto.

Em resumo, sua redação apresenta algumas falhas em relação aos critérios avaliados pelo Enem. Para melhorá-la, sugiro que você se atente especialmente ao desenvolvimento do tema por meio da exposição clara e consistente dos argumentos; à articulação das partes do texto para garantir uma progressão lógica das ideias; ao uso diversificado de recursos coesivos para tornar o texto mais coeso; e à elaboração detalhada da proposta de intervenção com base nas informações apresentadas no desenvolvimento do texto. Parabéns pelo esforço!

Sua redação possui 19 desvios!
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