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Por Jonatahpfg
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  • O desenvolvimento sustentável é de extrema importância, visto que a partir dele torna-se viável à conciliação entre a prosperidade econômica e a preservação dos recursos naturais. Contudo, o grande empasse para sustentabilidade é que, nas últimas décadas, sobretudo, há a massiva exploração dos recursos naturais, os quais para muitos é o fator providencial na geração de lucro. Ademais, a sociedade coopera com esse sistema, já que o consumismo compulsivo leva o indivíduo a comprar mercadorias e serviços de forma demasiada. Portanto, a falta de cooperação social prejudica que revoluções estruturais acerca da tônica ocorram.

    Diante disso, a Revolução Industrial, iniciada no século XVIII, tornou o capitalismo uma realidade em todo o planeta. Perante a isso, com a consolidação do capital, a estrutura social apresentou mudanças significativas, a partir de eventos como o êxodo rural e a urbanização. Ante a isso, a industrialização atingiu altos índices de exploração ambiental, propiciando o desequilíbrio do ecossistema, a poluição de recursos hídricos, as mudanças climáticas e a devastação ambiental. Logo, analogamente com à ideia da Terceira Lei de Newton, para toda ação há uma reação de mesma intensidade e de sentido oposto, dessa forma o planeta caminha para escassez de recursos naturais.

    Além do mais, o excesso de consumo intensifica a exploração ambiental e os danos ao meio ambiente. Frente a isso, por volta dos anos 1930 e 1940, os países capitalistas deram início ao fenômeno mercadológico, conhecido como obsolescência programada, partindo da venda de um produto para consumo, o qual com o tempo se torne obsoleto, como forma de forçar o consumidor a comprar a nova geração da mercadoria. Todavia, para ONU, as necessidades da geração atual não podem comprometer a existência das gerações futuras. Sendo assim, a música “Do what you can”, da banda Bon Jovi, no verso “Você faz o que pode” confirma a necessidade de se consonar aos ideais das Nações Unidas.

    Em suma, medidas devem ser tomadas para que o desenvolvimento sustentável seja efetivo, em evidência no Brasil. Dessa maneira, o Ministério do Meio Ambiente deve exigir que as empresas adotem práticas sustentáveis, por meio de políticas públicas e administrativas, as quais estipulem metas e ações obrigatórias voltadas à exploração consciente do meio ambiente. De forma que, será possível alterar a mentalidade de aumentar um hectare de desmatamento, para aumentar a produção por hectare. Em síntese, diante dessas soluções, o Brasil tornar-se-á uma referência quanto aos índices de sustentabilidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por eurodrigo
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#63051
Jonatahpfg escreveu:@eurodrigo
Olá, Jonata. Tudo bem? A sua redação já está na lista de espera. Basta aguardar. Ok? Abs. ;)
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Por eurodrigo
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#63132
Correção de redação - ENEM
➜ Autor(a): @Jonatahpfg
➜ Tema: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
➜ Material de base (🇽)
Obs.: Atenção! Lembre-se que não sou profissional e, por isso, o único intuito é ajudá-lo(a).

Legenda de correção:
➜ A1, A2 e retomadas (tese)
Elementos temáticos
➜ Ótimo! Muito bem!
➜ Poderia ser melhor
➜ Erro (desvio)
➜ Confuso (não está claro)
Repetição
➜ Desnecessário
➜ Conectivos e operadores argumentativos
➜ Repertório e/ou material sociocultural
➜ Elementos da proposta

Espelho - Introdução
O desenvolvimento sustentável é de extrema importância, visto que a partir dele (C1, desvio - uso de vírgulas; correto: ..., a partir dele,...) torna-se viável à (C1, desvio - crase; correto: a) conciliação entre a prosperidade econômica e a preservação dos recursos naturais. Contudo (retomada/adversidade), o grande empasse (C1, desvio - ortografia; correto: impasse) para sustentabilidade é que, nas últimas décadas, sobretudo, há a (substituir por "uma") massiva exploração dos recursos naturais (A1 antecipado - OK), os quais para muitos (C1, desvio - uso de vírgulas; correto: os quais, para muitos,...) é o fator providencial na geração de lucro. Ademais (retomada/adição), a sociedade coopera com esse sistema, já que o consumismo compulsivo (A2 antecipado - OK) leva o indivíduo a comprar mercadorias e serviços de forma demasiada. Portanto (retomada/conclusão de ideia), a falta de cooperação social prejudica (C1, desvio - estrutura de oração; correto: impede) que revoluções estruturais acerca da tônica (C1, desvio - uso de vírgulas; correto ..., acerca da tônica,...) ocorram.
Comentários
➜ A sua introdução está bacana. Percebi que você possui um modelo particular de escrita - o que é interessante. Entretanto, você trouxe muitas ideias em um parágrafo de introdução, o que acabou confundindo, de fato, o seu posicionamento, bem como os seus argumentos. Nesse caso, eu, após ler algumas vezes (justamente, por conta da grande quantidade de informações) o parágrafo, cheguei a conclusão que a exploração dos recursos naturais e o consumismo são, respectivamente, os seus, antecipados, A1 e A2 - defensores da sua tese. Contudo, lembre-se que os corretores do Enem leem, no máximo, duas vezes a sua introdução, portanto, poderiam não ter captado e, por isso, reduzido o nível da sua C2. Menos é mais. Ok? De todo modo, a sua introdução traz os elementos temáticos necessários; apresenta os argumentos (por mais que confusos); viabiliza a sua tese e representa um bom início para a sua dissertação. ;)
➜ Atenção! Atente-se a todos os desvios detectados, mas com foco nos relacionados ao uso de vírgulas, afinal, apareceram mais. Beleza?

Espelho - Desenvolvimento 1
Diante disso (retomada/continuação), a Revolução Industrial, iniciada no século XVIII, tornou o capitalismo uma realidade em todo o planeta (repertório para argumentação). Perante a isso (retomada/produção do repertório), com a consolidação do capital, a estrutura social apresentou mudanças significativas, a partir de eventos como o êxodo rural e a urbanização. Ante a isso (Para evitar fuga de interpretação, eu substituiria esse conectivo por outro: "Consequentemente" ou "Em consequência") (retomada/contextualização de efeito), a industrialização atingiu altos índices de exploração ambiental (retomada do A1 antecipado - OK), propiciando o desequilíbrio do ecossistema, a poluição de recursos hídricos, as mudanças climáticas e a devastação ambiental (Substituir por "de florestas"; "de biomas"...) . Logo (retomada/conclusão de ideia), analogamente (conexão/relação de comparação) com (retirar) à ideia da ¹Terceira Lei de Newton, (C1, desvio - uso de vírgulas; correto: substituir por "dois pontos") para toda ação há uma reação de mesma intensidade e de sentido oposto (repertório complementar), dessa forma (retirar - o operador "analogamente" já interliga as sentenças) o planeta caminha para escassez de recursos naturais.
Comentários
➜ O seu desenvolvimento está top! Não houve muitos desvios, mas, ainda assim, uma mau colocação de vírgula, preposição (com) e conectivo(s). Em relação à produtividade do desenvolvimento, bom, ela atingiu aquilo que se pede, então, parabéns! Atente-se, apenas, aos comentários e sugestões demarcadas no espelho. Ok? :mrgreen:

Espelho - Desenvolvimento 2
Além do mais (retomada/adição), o excesso de consumo intensifica a exploração ambiental e os danos ao meio ambiente (retomada do A2 antecipado - OK). Frente a isso (retomada/continuação), por volta dos anos 1930 e 1940, os países capitalistas deram início ao fenômeno mercadológico, conhecido como obsolescência programada, (substituir por um ponto final. Assim, separando o repertório da sua contextualização) ¹partindo da venda de um produto para consumo, o qual com o tempo (C1, desvio - uso de vírgulas; correto: o qual, com o tempo,...) se torne obsoleto, como forma de forçar o consumidor a comprar a nova geração da mercadoria. Todavia (retomada/adversidade), para (para a) ONU, as necessidades da geração atual não podem comprometer a existência das gerações futuras (não produtivo - desconsiderado). Sendo assim (retomada/produção de repertório), ²a música “Do what you can”, da banda Bon Jovi, no verso “Você faz o que pode” confirma a necessidade de se consonar aos ideais das Nações Unidas (não produtivo - desconsiderado).
Comentários
➜ Esse repertório, por conta do excesso de informações, contudo, poucos argumentos, está em um nível bem inferior, quando comparado ao outro. O primeiro repertório foi bem utilizado, porém, você ocupou a outra metade inteira do desenvolvimento com dois novos materiais e não produziu em cima deles. Nesse caso, o espaço que você poderia ter utilizado para exemplificar, especificar e qualificar, ainda mais, o seu posicionamento em relação ao consumismo, foi utilizado para exposições desnecessárias. Fique atento a isso. Menos é mais! :!:
➜ ¹ Para separar o repertório da sua contextualização, utilize um operador argumentativo após a exposição do material e antes do momento da sua produção. Nesse caso, antes do "partindo", cabe pôr um conectivo de efeito, como: "Assim", "Dessa forma", "Dessarte"...
² Não exagere nos repertórios! Perceba que você citou uma declaração da ONU e não produziu em cima disso com argumentos, mas sim, trouxe outro repertório após. Lembre-se: sempre que um material externo for utilizado, é preciso, obrigatoriamente, torná-lo produtivo, ou, então, ele será desconsiderado. Ok?

Espelho - Conclusão
Em suma (retomada/resumo), medidas devem ser tomadas para que o desenvolvimento sustentável seja efetivo, em evidência no Brasil (retomada da problemática - OK). Dessa maneira (retomada/continuação), o Ministério do Meio Ambiente (AGENTE) deve exigir que as empresas adotem práticas sustentáveis (AÇÃO), por meio de políticas públicas e administrativas (MEIO DA AÇÃO), as quais estipulem metas e ações obrigatórias voltadas à exploração consciente do meio ambiente (DETALHAMENTO DA AÇÃO). De forma que (retomada/efeito), será possível alterar a mentalidade de aumentar um hectare de desmatamento, para aumentar a produção por hectare (EFEITO). ¹Em síntese (retomada/resumo 2x - desconsiderado), diante dessas soluções, o Brasil tornar-se-á uma referência quanto aos índices de sustentabilidade.
Comentários
➜ Agente? OK! Ação? OK! Meio da ação? OK! Detalhamento da ação? OK! Efeito da ação? OK! 200 pontos? OK! :lol:
➜ ¹ Lembre-se: não é correto utilizar dois operadores de resumo em um mesmo parágrafo.

Avaliação final
Comentários
➜ A sua redação está legal! Você possui um bom domínio em relação à estrutura dissertativa argumentativa - o que é o máximo! Porém, cuidado com o excesso de informações. Eu seeei que você tem muita coisa para "dizer", mas, calma, o corretor não quer saber de todo o seu conhecimento, apenas do necessário. Atente-se aos desvios detectados ao longo do texto, principalmente, em relação à C1. De todo modo, parabéns pela produção. :P

Nota
➜ C1 (160)
Justificativa: como houve mais de 2 desvios, naturalmente, diferentes, foram retirados 40 pontos da sua C1. Ok?
➜ C2 (200)
Justificativa: O seu plano de texto foi comprovado, a partir das suas retomadas de argumentos. Ademais, houve a presença dos elementos temáticos e posicionamentos antecipados.
➜ C3 (160)
Justificativa: A C3 foi reduzida ao nível 4 por conta das falhas na produção de repertórios e excesso de informações desnecessárias.
➜ C4 (160)
Justificativa: A C4, também, foi reduzida, justamente, por conta do mau uso de alguns operadores e preposições, bem uma específica má estrutura de construção. No caso, foram poucos erros, mas, o suficiente para essa redução.
➜ C5 (200)
Justificativa: Todos os elementos foram encontrados, então, nada mais justo que o 200, né?
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Por eurodrigo
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#63133
Boa noite, Jonatah! Perdão pela demora. Ok? :?

Desde que retornei ao projeto, essa foi a maior nota que pontuei em uma correção. Então, parabéns! Isso mostra que você está no caminho certo. O 1000 não veio por bobeira... na verdade, por excesso. De todo modo, a pontuação maximizada está mais próxima do que nunca! Leia atentamente os comentários, procure rever os seus erros e, claro, viciar-se nos acertos!

Sucesso, amigão! Abs. ;)

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Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

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