- O desenvolvimento sustentável é de extrema importância, visto que a partir dele torna-se viável à conciliação entre a prosperidade econômica e a preservação dos recursos naturais. Contudo, o grande empasse para sustentabilidade é que, nas últimas décadas, sobretudo, há a massiva exploração dos recursos naturais, os quais para muitos é o fator providencial na geração de lucro. Ademais, a sociedade coopera com esse sistema, já que o consumismo compulsivo leva o indivíduo a comprar mercadorias e serviços de forma demasiada. Portanto, a falta de cooperação social prejudica que revoluções estruturais acerca da tônica ocorram.
Diante disso, a Revolução Industrial, iniciada no século XVIII, tornou o capitalismo uma realidade em todo o planeta. Perante a isso, com a consolidação do capital, a estrutura social apresentou mudanças significativas, a partir de eventos como o êxodo rural e a urbanização. Ante a isso, a industrialização atingiu altos índices de exploração ambiental, propiciando o desequilíbrio do ecossistema, a poluição de recursos hídricos, as mudanças climáticas e a devastação ambiental. Logo, analogamente com à ideia da Terceira Lei de Newton, para toda ação há uma reação de mesma intensidade e de sentido oposto, dessa forma o planeta caminha para escassez de recursos naturais.
Além do mais, o excesso de consumo intensifica a exploração ambiental e os danos ao meio ambiente. Frente a isso, por volta dos anos 1930 e 1940, os países capitalistas deram início ao fenômeno mercadológico, conhecido como obsolescência programada, partindo da venda de um produto para consumo, o qual com o tempo se torne obsoleto, como forma de forçar o consumidor a comprar a nova geração da mercadoria. Todavia, para ONU, as necessidades da geração atual não podem comprometer a existência das gerações futuras. Sendo assim, a música “Do what you can”, da banda Bon Jovi, no verso “Você faz o que pode” confirma a necessidade de se consonar aos ideais das Nações Unidas.
Em suma, medidas devem ser tomadas para que o desenvolvimento sustentável seja efetivo, em evidência no Brasil. Dessa maneira, o Ministério do Meio Ambiente deve exigir que as empresas adotem práticas sustentáveis, por meio de políticas públicas e administrativas, as quais estipulem metas e ações obrigatórias voltadas à exploração consciente do meio ambiente. De forma que, será possível alterar a mentalidade de aumentar um hectare de desmatamento, para aumentar a produção por hectare. Em síntese, diante dessas soluções, o Brasil tornar-se-á uma referência quanto aos índices de sustentabilidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.