Diante desse cenário, é válido discorrer acerca da participação educacional como um possível impulsionador da sustentabilidade entre os cidadãos. Sob o ponto de vista de Immanuel Kant, filósofo alemão, "o homem é aquilo que a educação faz dele", ou seja, é nesse ambiente onde o caráter do aluno é moldado para o futuro. Dessa forma, para garantir uma civilização crítica e embasada para a defesa do meio ambiente e de seu cuidado, é imprescindível que haja o desenvolvimento de competências ambientais, tanto como suas relações com a sociedade e a economia, nos institutos de ensino, dado que essa responsabilidade ecológica vem sendo distorcida há séculos e precisa ser reestabelecida para o progresso nacional.
Ademais, cabe ainda analisar a necessidade do posicionamento do governo em encontro à aplicação desses costumes sustentáveis. Segundo Hans Jonas, em sua teoria filosófica do Princípio da Responsabilidade, precisa-se haver um objetivo coletivo de respeito à natureza defendido pela participação total da população, em especial dos representantes políticos, já que é dever desses. Entretanto, à medida que a indústria consumista explora de maneira irrestrita e prejudicial os recursos naturais, percebe-se a incúria governamental, a qual não exerce a obrigação de limitar, por leis, esse descaso comum de empresas e consumidores do Brasil. Assim, no intuito de desenraizar a negligência ambiental, tornam-se indispensáveis as estratégias efetivas de sustentabilidade em detrimento dessas práticas indiligentes políticas.
Portanto, primeiramente, o Ministério da Educação deve, por meio de uma reestruturação da Base Nacional Comum Curricular, introduzir propostas acadêmicas de cunho sustentável, teórica e praticamente, aos alunos, por exemplo, o aprofundamento dos três R's (reduzir, reutilizar, e reciclar). Além disso, o Poder Legislativo precisa desenvolver e aplicar leis ambientais de monitoramento da exploração ambiental, possibilitadas por intermédio da aprovação de políticas públicas no Congresso. Tais medidas serão feitas a fim de formar cidadãos preocupados com a Terra e de impedir o crescimento da degradação dela. Só assim existirá um Brasil responsável.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.