Nesse ínterim, as energias limpas são umas das principais formas de obter o avanço sustentável para o país. O filme "O menino que descobriu o vento" mostra a vida de um povoado que sofria com à falta de eletricidade e água, onde tinha um garoto, William, que inventou um cata-vento. Com isso, ele conseguiu ligar alguns eletrodomésticos e garantir a irrigação nas terras do vilarejo. Em consonância com nossa realidade, é visível que podemos também adotar mais fontes de energias naturais, tais como, energia eólica, solar ou hidrelétrica, pois essas não são prejudiciais para o meio ambiente e atende as exigências humanas. Desse modo, fica evidente a relevância que essa temática tem.
Por conseguinte, outro fator que diminui os impactos causados pelo ser humano é o consumo consciente. Segundo pesquisas elaboradas pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, o Brasil produziu cerca de 81,8 milhões de toneladas de lixo no ano de 2022. Isso representaria 85,2 milhões de carros populares. Ou seja, estamos produzindo exageradamente, e isso contribui para poluição do planeta, desequilíbrio ecológico, extinção de espécies, dentre outros fatores. Nesse viés, torna-se primordial que ações sejam tomadas para atenuar esses casos de consumo inconsciente.
Mediante os fatos expostos, é dever do Ministério do Meio Ambiente, responsável pela proteção e recuperação do meio ambiente, fomentar estratégias que visam a implementação de mais energias renováveis, mediante de verbas destinadas para todos os estados brasileiros, para diminuir ou prevenir os implicações ambientais. Além disso, é necessário que o Estado, gestor da sociedade, promova nas instituições de ensino projetos relacionados ao direcionamento de consumo consciente, através de novas matérias, com o intuito de formar pessoas que saibam cuidar do país. Para que assim, o país verde-amarelo venha ter menos sequelas ambientais e a sociedade viva em harmonia com a natureza.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada