ㅤㅤ Inicialmente, é fundamental destacar o consumismo quanto ao setor industrial como fator principal à problemática. Sob o qual, desde o feito histórico da produção siderúrgica em massa pelo modelo fordista no século XX, possuir um automóvel tornou-se um símbolo de praticidade e prestígio social. Entretanto, tal realização não foi perpetuada, haja vista que a busca populacional pelo carro próprio nos grandes centros brasileiros provoca congestionamentos e exclui o princípio de praticidade. Logo, essa mudança do espaço urbano trouxe consigo problemas ambientais a nível local e global, a exemplo da inversão térmica e da intensificação do efeito estufa.
ㅤㅤ Paralelo a isso, a negligência estatal quanto a uma mobilidade urbana sustentável representa raízes intrínsecas à inserção do ramo automobilístico no Brasil. Ao seguir essa perspectiva, verifica-se a posição do governo de Juscelino Kubitschek quanto a temática , em que foi aberto o mercado nacional para investimentos externos em decorrência do seu Plano de Metas para o setor dos transportes. Contudo, ao possibilitar o desenvolvimento tecnológico de veículos e a expansão rodoviária, as questões ambientais foram postas de modo secundário, ao não haver preocupação e pesquisas sobre suas consequências. Com isso, ter um automóvel nos grandes centros deixa de ser uma simbologia de evolução para se tornar um transtorno coletivo ao homem e à natureza.
ㅤㅤDestarte, medidas de intervenção mostram-se primordiais para combater os desafios da mobilidade urbana no país e alcançar sua execução de modo sustentável. Para isso, o Ministério da Infraestrutura --- representante governamental no setor --- deve realizar o Plano de Execução à Mobilidade Urbana, o qual constaria objetivos de desobstrução do trânsito pela aplicação de investimentos no projeto, de modo a investir na qualidade de transportes coletivos e na inserção de novas redes, ao interligar todo o espaço urbano de forma ampla, com fito de incentivar e atrair a população adepta dos veículos próprios e aumentar a circulação nos grandes centros brasileiros. Dessa forma, será possível construir um espaço desenvolvido que respeite as necessidades individuais e ambientais, diferentemente do que se observa em na música “Construção”.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada