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#42380
Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil , realizada pelo instituto Pró-Livro em 2016 ,a média de leituras dos brasileiros é de pouco mais de 2 livros por ano, percentual muito pequeno se comparado ao de outros países.Assim, percebe-se o crescimento do analfabetismo funcional bem como o reduzido senso crítico da população.Entre os fatores que intensificam esse viés estão o valor elevado do livro e o pouco incentivo das escolas para a prática da leitura.



Em primeira análise, pontua-se que o alto preço das obras literárias se faz um empecilho para adquirí-las. De acordo com o filósofo Jean-Jacques Rousseau uma sociedade só é justa quando oferece direitos iguais. Dessa forma, percebe-se que muitos brasileiros não usufruem dessa regalia ao passo que não possuem condições financeiras para terem exemplares. Vale ressaltar nessa perspectiva que se torna mais difícil os indivíduos adquirirem conhecimentos essenciais que só os livros podem proporcionar.



Em segunda análise,um dos principais meios de acesso a exemplares são nas instituições de ensino, entretanto,isso não se faz presente na vida de muitos estudantes a medida que os locais de ensino pouco estimulam o hábito de ler. Analogicamente a escritora conceição Evarista afirma que escolas e professores têm papel fundamental no incentivo à escrita e leitura . Dessa maneira, é sabido que o local de ajuda nesses quesitos são as bibliotecas disponíveis para os educandos ,todavia, não são convidativas e pedagodias de leituras que são necessárias para atrair os alunos é negligenciada.



Depreende-se, portanto, a necessidade de medidas cabíveis para amenizar o impasse,cabe ao Ministério da Educação em parceira com as instituições de aprendizagem promoverem incentivos ao hábito de ler para os educandos do ensino fundamental e médio por meio de projetos interativos a saber saraus, encontros com os autores de exemplares e feiras literárias para que esse público infantojuvenil tenha estímulos de descobrirem o prazer da leitura e tenham o acesso gratuito aos livros. Assim,os dados divulgados pelo instituto Pró-Livro diminuirá no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 153

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#42674
@Adry254

Erros
Correção dos erros
Comentários
Os 5 elementos
Outras observações
Confuso

Introdução
Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil , realizada pelo instituto Pró-Livro em 2016 ,a média de leituras dos brasileiros é de pouco mais de 2 livros por ano, percentual muito pequeno se comparado ao de outros países.Assim, percebe-se o crescimento do analfabetismo funcional bem como o reduzido senso crítico da população.Entre os fatores que intensificam esse viés estão o valor elevado do livro e o pouco incentivo das escolas para a prática da leitura.
:arrow: Boa introdução, mas poderia fazer escolhas mais adequadas no que diz respeito aos conectivos no início dos períodos!

Desenvolvimento 1
Em primeira análise, pontua-se que o alto preço das obras literárias se faz um empecilho para adquirí-las. De acordo com o filósofo Jean-Jacques Rousseau uma sociedade só é justa quando oferece direitos iguais. Dessa forma, percebe-se que muitos brasileiros não usufruem dessa regalia ao passo que não possuem condições financeiras para terem exemplares. Vale ressaltar nessa perspectiva que se torna mais difícil os indivíduos adquirirem conhecimentos essenciais que só os livros podem proporcionar.
:arrow: Bom desenvolvimento. Bem organizado, argumentativo e fez bom uso de conectivos!

Desenvolvimento 2
Em segunda análise,um dos principais meios de acesso a exemplares são nas instituições de ensino, entretanto,isso não se faz presente na vida de muitos estudantes a medida que os locais de ensino pouco estimulam o hábito de ler. Analogicamente a escritora conceição Evarista afirma que escolas e professores têm papel fundamental no incentivo à escrita e leitura . Dessa maneira, é sabido que o local de ajuda nesses quesitos são as bibliotecas disponíveis para os educandos ,todavia, não são convidativas e pedagodias de leituras que são necessárias para atrair os alunos é negligenciada.
:arrow: Alguns trechos são confusos, seu tópico frasal poderia ser mais breve e sua argumentação foi rasa.

Conclusão
Depreende-se, portanto, a necessidade de medidas cabíveis para amenizar o impasse, (Falha de estrutura sintática por justaposição, ou seja, vírgula onde deveria haver ponto) ao Ministério da Educação em parceira com as instituições de aprendizagem (agente) promoverem incentivos ao hábito de ler para os educandos do ensino fundamental e médio (ação) por meio de projetos interativos a saber saraus, encontros com os autores de exemplares e feiras literárias (meio/modo) para que esse público infantojuvenil tenha estímulos de descobrirem o prazer da leitura e tenham o acesso gratuito aos livros (efeito/finalidade). Assim,os dados divulgados pelo instituto Pró-Livro diminuirá diminuirão no Brasil.
Não consegui identificar um detalhamento evidente na sua proposta de intervenção, portanto 160 na C5! Além disso, cuidado com a falha de estrutura sintática.

Bons estudos!
#42714
@Adry254, oi! Irei fazer algumas observações sobre a sua redação, pois a Ash já fez um ótima correção da qual eu concordo. Não irei apontar erros que ela já disse.

Legenda:
ERRO
SUBSTITUIÇÃO/SUGESTÃO
MELHORÁVEL
DESNECESSÁRIO
(IDENTIFICAÇÃO DOS 5 ELEMENTOS)
(MEUS COMENTÁRIOS)
REPETIÇÃO

:arrow: Na intro, creio que seria melhor ter colocado aspas no nome da pesquisa. Relacionar melhor os fatos também deixaria o seu texto mais "leve", como você sabe que a questão do analfabetismo e do baixo senso crítico está relacionada ao baixo percentual de leitura? Seria legal explicar isso. Boa intro!

Em primeira análise, pontua-se que o alto preço das obras literárias se faz um empecilho para adquiríi-las. De acordo com o filósofo Jean-Jacques Rousseau, uma sociedade só é justa quando oferece direitos iguais. Dessa forma, percebe-se que muitos brasileiros não usufruem dessa regalia ao passo que não possuem condições financeiras para terem exemplares. Vale ressaltar nessa perspectiva que se torna mais difícil os indivíduos adquirirem conhecimentos essenciais que só os livros podem proporcionar.
:arrow: Poderia trazer um fechamento melhor, mas como você sabe sobre os elevados preços dos livros? E que isso impede os brasileiros de lerem? Hoje em dia existe muito PDF, creio que seria melhor apresentar uma pesquisa com dados estatísticos para convencer o leitor. Cuidado com a argumentação dedutiva.

Em segunda análise,um dos principais meios de acesso a exemplares são nas instituições de ensino, entretanto,isso não se faz presente na vida de muitos estudantes a medida que os locais de ensino pouco estimulam o hábito de ler. Analogicamente, a escritora cConceição Evarista afirma que escolas e professores têm papel fundamental no incentivo à escrita e leitura . Dessa maneira, é sabido que o local de ajuda nesses quesitos são as bibliotecas disponíveis para os educandos ,todavia, não são convidativas e pedagodias de leituras que são necessárias para atrair os alunos é negligenciada.
:arrow: Concordo com a Ash que o final ficou confuso, esse D2 ficou muito explícito e você quase não argumentou...

Depreende-se, portanto, a necessidade de medidas cabíveis para amenizar o impasse,cabe ao Ministério da Educação, em parceira com as instituições de aprendizagem, promoverem incentivos ao hábito de ler da leitura para os educandos do ensino fundamental e médio, por meio de projetos interativos, a saber saraus, encontros com os autores de exemplares e feiras literárias para que esse público infantojuvenil tenha estímulos de descobrirem o prazer da leitura e tenham o acesso gratuito aos livros. Assim,os dados divulgados pelo instituto Pró-Livro diminuirá no Brasil.
:arrow: Nada a acrescentar, concordo com a Ash.

Boa redação! Recomendo que tome cuidado com o projeto de texto e a lógica argumentativa, estude também a conclusão. Bons estudos! ;)
#42748
Ashiley escreveu:@Adry254

Erros
Correção dos erros
Comentários
Os 5 elementos
Outras observações
Confuso

Introdução
Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil , realizada pelo instituto Pró-Livro em 2016 ,a média de leituras dos brasileiros é de pouco mais de 2 livros por ano, percentual muito pequeno se comparado ao de outros países.Assim, percebe-se o crescimento do analfabetismo funcional bem como o reduzido senso crítico da população.Entre os fatores que intensificam esse viés estão o valor elevado do livro e o pouco incentivo das escolas para a prática da leitura.
:arrow: Boa introdução, mas poderia fazer escolhas mais adequadas no que diz respeito aos conectivos no início dos períodos!

Desenvolvimento 1
Em primeira análise, pontua-se que o alto preço das obras literárias se faz um empecilho para adquirí-las. De acordo com o filósofo Jean-Jacques Rousseau uma sociedade só é justa quando oferece direitos iguais. Dessa forma, percebe-se que muitos brasileiros não usufruem dessa regalia ao passo que não possuem condições financeiras para terem exemplares. Vale ressaltar nessa perspectiva que se torna mais difícil os indivíduos adquirirem conhecimentos essenciais que só os livros podem proporcionar.
:arrow: Bom desenvolvimento. Bem organizado, argumentativo e fez bom uso de conectivos!

Desenvolvimento 2
Em segunda análise,um dos principais meios de acesso a exemplares são nas instituições de ensino, entretanto,isso não se faz presente na vida de muitos estudantes a medida que os locais de ensino pouco estimulam o hábito de ler. Analogicamente a escritora conceição Evarista afirma que escolas e professores têm papel fundamental no incentivo à escrita e leitura . Dessa maneira, é sabido que o local de ajuda nesses quesitos são as bibliotecas disponíveis para os educandos ,todavia, não são convidativas e pedagodias de leituras que são necessárias para atrair os alunos é negligenciada.
:arrow: Alguns trechos são confusos, seu tópico frasal poderia ser mais breve e sua argumentação foi rasa.

Conclusão
Depreende-se, portanto, a necessidade de medidas cabíveis para amenizar o impasse, (Falha de estrutura sintática por justaposição, ou seja, vírgula onde deveria haver ponto) ao Ministério da Educação em parceira com as instituições de aprendizagem (agente) promoverem incentivos ao hábito de ler para os educandos do ensino fundamental e médio (ação) por meio de projetos interativos a saber saraus, encontros com os autores de exemplares e feiras literárias (meio/modo) para que esse público infantojuvenil tenha estímulos de descobrirem o prazer da leitura e tenham o acesso gratuito aos livros (efeito/finalidade). Assim,os dados divulgados pelo instituto Pró-Livro diminuirá diminuirão no Brasil.
Não consegui identificar um detalhamento evidente na sua proposta de intervenção, portanto 160 na C5! Além disso, cuidado com a falha de estrutura sintática.

Bons estudos!
Obrigada por suas considerações! Qual nota você daria no geral? Porque tem 820 mas não sei se foi você ou outra pessoa
#42749
Jeniffeeee escreveu:@Adry254, oi! Irei fazer algumas observações sobre a sua redação, pois a Ash já fez um ótima correção da qual eu concordo. Não irei apontar erros que ela já disse.

Legenda:
ERRO
SUBSTITUIÇÃO/SUGESTÃO
MELHORÁVEL
DESNECESSÁRIO
(IDENTIFICAÇÃO DOS 5 ELEMENTOS)
(MEUS COMENTÁRIOS)
REPETIÇÃO

:arrow: Na intro, creio que seria melhor ter colocado aspas no nome da pesquisa. Relacionar melhor os fatos também deixaria o seu texto mais "leve", como você sabe que a questão do analfabetismo e do baixo senso crítico está relacionada ao baixo percentual de leitura? Seria legal explicar isso. Boa intro!

Em primeira análise, pontua-se que o alto preço das obras literárias se faz um empecilho para adquiríi-las. De acordo com o filósofo Jean-Jacques Rousseau, uma sociedade só é justa quando oferece direitos iguais. Dessa forma, percebe-se que muitos brasileiros não usufruem dessa regalia ao passo que não possuem condições financeiras para terem exemplares. Vale ressaltar nessa perspectiva que se torna mais difícil os indivíduos adquirirem conhecimentos essenciais que só os livros podem proporcionar.
:arrow: Poderia trazer um fechamento melhor, mas como você sabe sobre os elevados preços dos livros? E que isso impede os brasileiros de lerem? Hoje em dia existe muito PDF, creio que seria melhor apresentar uma pesquisa com dados estatísticos para convencer o leitor. Cuidado com a argumentação dedutiva.

Em segunda análise,um dos principais meios de acesso a exemplares são nas instituições de ensino, entretanto,isso não se faz presente na vida de muitos estudantes a medida que os locais de ensino pouco estimulam o hábito de ler. Analogicamente, a escritora cConceição Evarista afirma que escolas e professores têm papel fundamental no incentivo à escrita e leitura . Dessa maneira, é sabido que o local de ajuda nesses quesitos são as bibliotecas disponíveis para os educandos ,todavia, não são convidativas e pedagodias de leituras que são necessárias para atrair os alunos é negligenciada.
:arrow: Concordo com a Ash que o final ficou confuso, esse D2 ficou muito explícito e você quase não argumentou...

Depreende-se, portanto, a necessidade de medidas cabíveis para amenizar o impasse,cabe ao Ministério da Educação, em parceira com as instituições de aprendizagem, promoverem incentivos ao hábito de ler da leitura para os educandos do ensino fundamental e médio, por meio de projetos interativos, a saber saraus, encontros com os autores de exemplares e feiras literárias para que esse público infantojuvenil tenha estímulos de descobrirem o prazer da leitura e tenham o acesso gratuito aos livros. Assim,os dados divulgados pelo instituto Pró-Livro diminuirá no Brasil.
:arrow: Nada a acrescentar, concordo com a Ash.

Boa redação! Recomendo que tome cuidado com o projeto de texto e a lógica argumentativa, estude também a conclusão. Bons estudos! ;)[/quote

Obrigada por suas considerações,vou levar em conta para melhorar nas próximas redações. ☺️

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