Nessa perspectiva, é indubitável que as questões de desigualdade social, estejam na causa do problema. Nesse contexto, dados da revista News Brasil, apontam que, alunos de escolas particulares tem maiores acessos a bibliotecas, enquanto que nas redes públicas, metades dos estudantes nunca obtiveram oportunidades de ler um livro. Dessa maneira, é notório que a renda socioeconômica tem grande influência na leitura e no aprendizado, assim como narrado no conto.
Além disso, a falta de incentivo, também configurou-se como um elemento perpetuador dessa situação. Tal fato pode ser observado nos dias atuais, onde a maior falta de incitamento ocorre nas famílias e nas escolas. Ademais, a falta de comprometimento dos pais em dar condições para que a criança seja estimulada a ler, cresce a cada dia, segundo os gráficos do site " A crítica".
Portanto, medidas são necessárias para solucionar tais problemáticas. Em razão disso, o governo, por meio de, construções de bibliotecas nas escolas públicas e reformas no setor educacional, possa alcançar os de baixa rendas, juntamente com a escola, que através de, leituras diárias como disciplina, possa mostrar a importância da leitura, a fim de acabar com os desafios para o desenvolvimento cultural da leitura no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada