Em primeira análise, pontua-se que o alto preço das obras literárias se faz um empecilho para adquirí-las. De acordo com o filósofo Jean-Jacques Rousseau uma sociedade só é justa quando oferece direitos iguais. Dessa forma, percebe-se que muitos brasileiros não usufruem dessa regalia ao passo que não possuem condições financeiras para terem exemplares. Vale ressaltar nessa perspectiva que se torna mais difícil os indivíduos adquirirem conhecimentos essenciais que só os livros podem proporcionar.
Em segunda análise,um dos principais meios de acesso a exemplares são nas instituições de ensino, entretanto,isso não se faz presente na vida de muitos estudantes a medida que os locais de ensino pouco estimulam o hábito de ler. Analogicamente a escritora conceição Evarista afirma que escolas e professores têm papel fundamental no incentivo à escrita e leitura . Dessa maneira, é sabido que o local de ajuda nesses quesitos são as bibliotecas disponíveis para os educandos ,todavia, não são convidativas e pedagodias de leituras que são necessárias para atrair os alunos é negligenciada.
Depreende-se, portanto, a necessidade de medidas cabíveis para amenizar o impasse,cabe ao Ministério da Educação em parceira com as instituições de aprendizagem promoverem incentivos ao hábito de ler para os educandos do ensino fundamental e médio por meio de projetos interativos a saber saraus, encontros com os autores de exemplares e feiras literárias para que esse público infantojuvenil tenha estímulos de descobrirem o prazer da leitura e tenham o acesso gratuito aos livros. Assim,os dados divulgados pelo instituto Pró-Livro diminuirá no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 153
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.