De início, vale enfatizar que a omissão estatal agrava o impasse. Sob esse viés, a obra "Cidadão de Papel", do jornalista Gilberto Dimenstein, remonta o quadro de precarização dos direitos que não são efetivados no corpo social brasileiro. Fora do contexto literário, esse ensaio pode representar a conjuntura da exclusão dos indígenas e quilombolas na população Nacional, uma vez que são inferiorizados. Isso acontece, porque, houve a aniquilação dos indígenas no período pré-colonial, de modo a, por conseguinte, a marginalização da população negra e indígena, que provocou a falta de garantia dos direitos desses povos no ambiente social. Desse modo, o Estado ao negligenciar um assunto tão relevante, se isenta de sua responsabilidade de remediação ao problema.
Ademais, é preciso abordar a insuficiência legislativa como outro elemento fundamental do revés. De acordo com Art. 1° da Declaração Universal dos Direitos Humanos prevê que todos os seres humanos nascem livres e iguais em indignidade e em direitos. No entanto, tal lei não é efetivamente aplicada na prática, uma vez que ainda existem desafios para que os povos indígenas se estabeleçam no corpo social brasileiro. Isso se justifica pelo fato de que a desigualdade entre negros e brancos e a privação dos mecanismos básicos de proteção social para os indígenas são fatores presentes na sociedade, a exemplo da pobreza e o racismo enfrentado por eles. Logo, é necessário que sejam criados meios capazes de superar a deficiência da lei.
Portanto, são essenciais medidas para minimizar os desafios que incluem os indígenas e quilombolas na sociedade. Sendo assim, cabe o Poder Executivo - capaz de assegurar os direitos e os deveres dos cidadãos - ação que promoverá a efetivação da lei que assegure os direitos básicos para os indígenas, por meio de Verbas da União, de modo que esses povos possam ingressar da cidadania plena. Isso deve efetuar-se a fim de que o ideal democrático atinja todos os cidadãos da população brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada