Paralelamente, a negligência estatal acarreta impactos jurídico-sociais, como a estigmatização e as desigualdades de gênero. A esse respeito, o sociólogo francês Pierre Bourdieu elabora a "Dominação Masculina" que se refere aos mecanismos sutis responsáveis por gerar desigualdades sociais. Para Bourdieu, as estruturas de poder e dominação se manifestam através de práticas simbólicas, normas culturais e hierarquias sociais internas dos indivíduos. Nesse sentido, o cenário descrito está correlacionado com as consequências legais-sociais que perpetuam dificuldades no acesso a direitos e recursos para certos grupos sociais.
Ademais, revela-se crucial garantir a coesão social, visando mitigar as dificuldades estabelecidas pelo sociólogo francês. Sob essa ótica, Jessé Souza, autor da obra "A Elite do Atraso: Da Escravidão à Lava Jato", argumenta a importância da superação das estruturas falhas e a valorização da dignidade humana, promovendo o acesso à cidadania. Por conseguinte, o Estado deve ser responsável por estabelecer os caminhos para a resolução da questão. Nesse viés, fica evidente a necessidade de políticas públicas que visem à conscientização e educação da população, fomentando a empatia, a igualdade de gênero e o respeito à diversidade cultural.
Percebe-se, portanto, que é de extrema relevância mitigar os desafios ao alcance da cidadania e participação social no Brasil. Para tanto, é necessário que o Ministério da Educação, por meio de parcerias entre escolas, universidades, organizações da sociedade civil e órgãos governamentais, promova medidas para aprimorar o debate, a fim de estabelecer uma abordagem educacional inclusiva sobre a cidadania, promovendo a conscientização, a valorização da diversidade e o combate às desigualdades. Além disso, é necessário incentivar a inclusão de disciplinas filosóficas e literárias nos currículos escolares em todos os níveis de ensino, garantindo que os estudantes desenvolvam habilidades críticas e reflexivas desde cedo. Mediante tais ações, seria possível conceder ao corpo social o dom da visão, em alusão à obra de José Saramago.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada