• Avatar do usuário
#72537
Sob a perspectiva filosófica de São Tomás de Aquino, todos os indivíduos de uma sociedade democrática possuem a mesma importância, além dos mesmos direitos e deveres. Todavia, o que se observa no atual cenário brasileiro é o oposto do que o filósofo defende, uma vez que existem desafios no sistema carcerário no país. Dessa forma, é necessário analisar tal quadro, que demanda ações para revertê-lo, intrinsecamente as situações precárias e a superlotação nos presídios.

Em primeiro lugar, é importante destacar as condições insalubres em que se encontram os presídios. Consoante a isso, o livro entre "Estação Carandiru" do médico Draúzio Varela, relata as experiências pessoais do autor em uma ação voluntária na casa de detenção, no tratamento de AIDS e mostra as situações precárias dos detentos. Nesse contexto, é evidente a negligência das condições higiênico-sanitárias em presídios, especialmente pela possibilidade dos presos adquirir doenças pela insalubridade em celas. Logo, indispensável uma reestruturação dos presídios para erradicar com as situações precárias.

Ademais, é preciso salientar a banalização das prisões e a lentidão de julgamentos um dos grandes ocasionadores da superlotação nos sistemas penitenciários. Desse modo, a falta de investimento e manutenção nos presídios, contribui para as rebeliões e fugas, sendo impossíveis de serem controladas devido ao número elevado de presos, visto que, a má administração sobre as instituição carcerária, fica nítido no fato de facções controlarem a criminalidade, especialmente o tráfico de drogas, nas cidades grandes. Em suma, enquanto a superlotação em celas se mantiver corrente, a problemática no que tange os sistemas penitenciário continuará a afligir o Brasil.

Portanto, fica claro que medidas são necessárias para que os desafios do sistema carcerário brasileiro sejam resolvidos. Visto isso, urge ao Governo, por meio de investimentos, na reestruturação das instituições de detenção, isto é, melhoramento de celas, a fim de uma qualidade de vida mínima, bem como saúde, higiene e alimentação. Além disso, cabe aos Tribunais de Justiça, mediante de revisar e buscar aplicar penas alternativas, por exemplo trabalho voluntário em Organizações não governamentais(ONGs), e garantir celebridades nos julgamentos de crimes leves, com a finalidade de diminuir a superlotação em instalações presidiárias. Assim, os direitos e deveres defendidos pelo filósofo São Tomás de Aquino serão realizados.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

De acordo com o Artigo Sétimo da Constitui&[…]

Saúde Pública no Brasil

OLÁ! Tudo bem? Espero que seu dia estej[…]

3m1ly aaah muito obrigada pela correç&ati[…]

Consumismo no Brasil

Eraldonunes eurodrigo Gi69 Anne24 Lol[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM