Em primeiro plano, é preciso destacar que a falta de debate é uma causa latente do problema. Segundo o filosofo Bauman, o homem pós moderno está mais sujeito a pensar mais em si do que no coletivo. Assim sendo, observa-se a existência de uma lacuna em torno do debate sobre o tráfico de pessoas, o que favorece o aumento na falta de conhecimento da população, dificultando ainda mais a sua resolução.
De outra parte, a insuficiência legislativa é uma outra causa para a configuração do problema. De acordo com a lei da inercia, todo o problema permanece parado a menos que uma força atue sobre ele. Sob essa lógica, se há um problema é necessário que uma força maior se faça presente para se obter um resultado favorável. No que se refere ao tráfico de pessoas em solo brasileiro, verifica-se uma forte influência deste fator, uma vez que o governo não vem cumprido o seu papel em prevenir o problema. Por tanto, uma intervenção faz-se necessária.
Para isso, é preciso debater mais sobre o assunto de forma mais ampla, criar rodas de conversas entre adolescentes entre 18 e 25 anos visto que este é a idade alvo. Estes debates podem ocorrer no ambiente escolar, contando com a presença de especialistas no assunto. Além disto, fica claro a necessidade em ampliar a legislação atual a fim de limitar o tráfico de pessoas no Brasil. Só assim construiremos um Brasil melhor.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.