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#78001
Para Sartre, cabe ao ser humano escolher suas ações, pois é livre e responsável. Porém, a ação humana tem se mostrado irresponsável quanto à escassez hídrica no Brasil, que faz com que o acesso a água seja insuficiente em algumas regiões brasileiras Dessa forma, a problemática persiste devido não só ao desperdício , mas também a ineficiência governamental
Nesse cenário ressalta-se , de início, que o desperdício é um fator do problema. Para Simone de Beauvoir, "cada um de nós é responsável por tudo e por todos os seres humanos".No entanto , grande parte da população não entende suas responsabilidade sobre o desprovimento hídrico, visto que o desperdício causa falta de recursos para uma parte da população. Assim,urge que os indivíduos se responsabilizem pelo problema para que ele seja resolvido.
Em paralelo, a ineficiência governamental é um entrave no que tange ao problema. Para Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar dos cidadão. Porém, tal responsabilidade não está sendo honrada quanto à escassez hídrica, visto que o governo precisa interferir no controle de água, racionando e divulgando como pode ser feito o reaproveitamento. Assim, para que tal bem-estar seja urufruido, o Estado precisa sair da inércia em que se encontra.
Portanto, é urgente intervir nesse problema. Para isso, o Governo Federal deve criar uma agenda específica para o tema, por meio da organização de fundos e projetos, a fim de reverter a inércia estatal que afeta a escassez hídrica no Brasil. Tal ação pode, ainda contar com consultas públicas para entender as reais necessidades da população. Paralelamente, é preciso intervir sobre a falta de ação política presente no problema. Dessa forma, o Brasil poderá exercer a responsabilidade defendida por Sartre.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#78133
Introdução
Para Sartre(1), cabe ao ser humano escolher suas ações, pois é livre e responsável. Porém, a ação humana tem se mostrado irresponsável quanto à escassez hídrica no Brasil, que faz com que o acesso a água seja insuficiente em algumas regiões brasileiras [Ponto período] Dessa forma, a problemática persiste devido não só ao desperdício , mas também a ineficiência governamental [Ponto final]

Comentário
(1) - Quando citar alguém é interessante informar a profissão e a contribuição acadêmica.

Desenvolvimento 01
Nesse cenário [vírgula] ressalta-se , de início, que o desperdício é um fator do problema. Para(2) Simone de Beauvoir(1), "cada um de nós é responsável por tudo e por todos os seres humanos".No entanto ,(4) grande parte da população não entende suas responsabilidade(5) sobre o desprovimento hídrico, visto que o desperdício(3) causa falta de recursos para uma parte da população. Assim,urge que os indivíduos se responsabilizem pelo problema para que ele seja resolvido.

Comentário
(2) - Faltou inserir uma conexão, sugestão:
"[...] Isso posto, segundo [profissão] [nome da pessoa] [...]"
(3) - Exemplifique ou explique porquê/como esses desperdícios acontecem.
(4) - Não sei se foi problema de digitação, mas a vírgula deve ficar após a última palavra da frase anterior, desse modo a palavra seguinte fica distante da vírgula.
(5) - Quais responsabilidades? Não coloque pontos neutros!

Desenvolvimento 02
Em paralelo, a ineficiência governamental é um entrave no que tange ao problema. Para Thomas Hobbes(6), o Estado é responsável por garantir o bem-estar dos cidadão. Porém, tal responsabilidade não está sendo honrada quanto à escassez hídrica, visto que(7) o governo precisa interferir no controle de água, racionando e divulgando como pode ser feito o reaproveitamento(8). Assim, para que tal bem-estar seja urufruido, o Estado precisa sair da inércia em que se encontra.

Comentário
(6) - Mesmo problema da observação 2.
(7) - Evite repetição, sugestão para conectivos explicativos:
Em decorrência, graças a, pois, em razão e entre outros que você pode encontra em uma pesquisada rápida no google ;).
(8) - Você não explicou como acontece a "ineficiência governamental" ditada no tópico-frasal. Logo, esse trecho seria mais aproveitável se fosse posto na parte conclusiva do parágrafo.

Conclusão
Portanto, é urgente intervir nesse problema. Para isso, o Governo Federal (Agente) deve criar uma agenda (Ação) específica para o tema(9), por meio da organização de fundos e projetos (Meio/modo), a fim de reverter a inércia estatal que afeta a escassez hídrica no Brasil (Efeito). Tal ação pode, ainda contar com consultas públicas para entender as reais necessidades da população (Detalhamento). Paralelamente(10), é preciso intervir sobre a falta de ação política presente no problema. Dessa forma, o Brasil poderá exercer a responsabilidade defendida por Sartre.

Comentário
(9) - Ficaria mais impactante se você parafrasear "escassez hídrica".
(10) - "Paralelamente" e "em paralelo" tem escrita semelhante, então para evitar esse desconforto, caso seja possível, escolha palavras que tenham o mesmo sentido com grafia diferente.

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