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Por Anna1
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De acordo com a Constituição Federal de 1988, todos os indivíduos têm direito à dignidade e ao respeito. No entanto, nos ambientes de trabalho brasileiros, muitas vezes, tal lei não é de fato colocada em prática, visto que a problemática do assédio moral ainda se faz presente. Logo, fatores como a hierarquia de cargos e a ineficiência das leis trabalhistas se configuram como intensificadores desse grave problema.

De início, vale ressaltar a hierarquia de cargos como intensificadora do impasse. Conforme o dicionário de Oxford, hierarquia se trata da “organização fundada sobre relações de subordinação entre os membros de um grupo, com graus sucessivos de poderes, de situação e de responsabilidades''. Nesse sentido, muitos profissionais se aproveitam e abusam dos cargos de poder, de modo a humilhar e discriminar indivíduos que estejam em cargos mais baixos, geralmente, por meio de exigências difíceis de cumprir. Assim, a permanência dessa situação corrobora a controvérsia.

Outrossim, cabe analisar a insuficiência das leis trabalhistas nesse contexto. No livro “O cidadão de papel”, do autor Gilberto Dimenstein, é abordada a falta de aplicação das leis na sociedade brasileira, formando os chamados “cidadãos de papel”, ou seja, que só têm direitos no papel. Nessa perspectiva, no cenário brasileiro atual, as leis trabalhistas não são aplicadas adequadamente, visto que o assédio moral ainda persiste, muitas vezes devido à falta de punição. Assim, as pessoas não veem isso como algo errado, dado que os assediadores não são punidos.

Portanto, medidas são necessárias para amenizar o impasse. Para tal, cabe ao Ministério do Trabalho, mediante o poder Executivo, fazer valer as leis trabalhistas, aplicando punições adequadas aos praticantes de assédio moral com seus subordinados. Essa medida terá como finalidade reduzir o número de empregados que passam por essa situação, de modo que sejam devidamente respeitados no ambiente de trabalho. Dessa maneira, a Constituição será aplicada e um passo será dado rumo ao progresso da nação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 110

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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