De início, vale ressaltar que a ineficiência do estado em proteger os praticantes de outras religiões afeta diretamente no alto número de crimes relacionados à intolerância. Segundo dados do UOL, esses números vêm aumentando conforme os anos e os criminosos passam menos tempo cumprindo suas penas, o que ocasiona no crescimento de casos, pois quem os pratica tem ciência da falta de leis e medidas que poderiam defender as vítimas. Portanto, para garantir que todos possam cultuar seus respectivos deuses, é fundamental que o estado aja de forma diferente na proteção legal de religiosos presentes no país.
Além disso, a falta de abordagem do assunto nas escolas é algo preocupante, já que o indivíduo seria apresentado desde cedo a religiões diferentes. Estudos apontam que as crenças de matriz africana são as principais vítimas de intolerância, fato que poderia ser evitado se essas mesmas tivessem sido apresentadas e discutidas durante o período escolar, pois faria com que todos estivessem familiarizados com diferentes tipos de crenças assim que atingissem a idade adulta. Logo, apresentar este tipo de discussão nas escolas ampliaria o conhecimento cultural e, em contrapartida, diminuiria os casos de intolerância religiosa no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.