Primordialmente, é válido ressaltar que esse entrave não surgiu na atualidade. Durante o século XX, com a chegada dos videogames, computadores e outros produtos, bem como os alimentos espontâneos, tornaram a vida do homem ainda mais ociosa. Este fato é comprovado pelo "G1" onde os dados relatados mostram que cerca de 55% da população mundial sofrem de sedentarismo e que apenas um terço dessa população chegará aos 70 anos de idade.
Entretanto, a contemporaneidade não é tão dissemelhante de um tempo atrás. Com a evolução da tecnologia esses números aumentam cada vez mais devido a falta de educação e incentivo escolar para os jovens, onde aulas de atividades físicas estão sucessivamente perdendo espaço para atividades de outras áreas, esse fato ainda se intensifica por causa do isolamento social atual.
Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse. De acordo com Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele, pois, o Ministério da Educação em pareceria com a Organização Mundial de Saúde deverá transmitir mensagens conscientizadoras durante os intervalos de programas de televisão, além de campanhas em academias, escolas e centros esportivos com palestras. Dessa forma, uma sociedade mais saudável e conscientizada vai se construir para todos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.