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Por marinna
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Na obra "Ensaio sobre a cegueira", José Saramago descreve uma cidade distópica em que sua população gradualmente perde a visão. Na trama, o autor usa essa analogia para criticar a falta de altruísmo e cooperação no mundo contemporâneo. Sendo assim, pode-se observar que a obra exemplifica o atual cenário brasileiro, uma vez que os desafios ao acesso à internet no Brasil, representa um problema que apesar do seu impacto, não recebe a devida atenção no território nacional. Desta forma, torna-se imprescindível analisar como a negligência estatal e a desigualdade contribuem para a perpetuação desse quadro.

Dessa forma, em uma primeira análise, nota-se a inoperância governamental como fator agravante dos "desconectados" no país. Segundo o geógrafo Milton Santos em seu texto, "as cidadanias mutiladas" à cidadania só alcançam sua plenitude quando os direitos do corpo social de forma totalitária e homogênea forem desfrutados. Entretanto, a passividade do agente público perante tal cenário acaba distanciando a população sem acesso à internet dos seus direitos constitucionais garantidos. Desse modo, em consequência, essa parcela da população afetada acaba por sofrer desafios quanto as dificuldade no acesso à informação, ficando assim imersos na ignorância perante o restante do grupo social. Dessa forma, enquanto a máquina pública negligencia suas responsabilidades, os direitos dos cidadãos continuam a ser mutilados de forma sistemática.

Paralelamente, a desigualdade social é inegavelmente um dos grandes pilares que perpetua essa questão. Segundo o site g1. com , mais de 20% da população brasileira se mantém sem acesso digital e às redes de informação. Nesse viés, é notório destacar que tais fatos são reforçados pelo mal retribuição de renda no país, no qual grande parte da população se encontra sem condições de adiquirirem uma rede de acesso qualificada, seja pelas condições monetárias ou até mesmo por suas localidades, o que afeta diretamente na redução de oportunidade que o meio digital proporcionaria a elas. Diante disso, se mantém o quadro de falta de ações sociais efetivas, fragilizada assim, a plena cidadania.

Portanto, é fundamental que o Ministério da Educação, que tem o dever de garantir a informação dos brasileiros, em parceria com instituições sociais, implemente amplas distribuições de chips gratuitos de internet para todas as regiões, principalmente as de difícil acesso, escolas municipais e a população de baixa renda, a fim de garantir oportunidades igualitárias para toda a população. Essas ações também podem ser divulgadas por grandes perfis do Instagram e Facebook visando atualizar a mentalidade social sobre os deveres da comunidade com a própria comunidade. Dessa forma, tais ações tornam-se indispensáveis para o combate aos desafios com acesso à internet no Brasil. Assim pode-se mitigar a cegueira moral que permeia essa questão.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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