Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
Por KarolSant
#55753
De acordo com a Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do Brasil, em seu artigo 6°, o direito a educação, como inerente a todo cidadão. De maneira análoga, ao Analfabetismo total e funcional que, mesmo após avanços educacionais o cenário de eniquidade sobrevive e reflete na sociedade brasileira, devido a ausência de incentivo a leitura e ensino básico de baixa qualidade.
É indiscutível que, o incentivo a leitura é necessário para qualquer cidadão, vindo da escola ou de casa. Segundo pesquisas pelo Instituto Pró-livro, 50% das pessoas entrevistadas declararam não ler livros por não conseguirem compreender seu conteúdo. O problema é agravante. Paulo Freire: "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
Outrossim, cabe salientar que, o ensino básico de baixa qualidade é um dos grandes motivos do Analfabetismo Total e Funcional persistir, em principal nas redes de ensino público que reflete na desigualdade social. Pelos dados, a aprendizagem em Língua Portuguesa em escolas de alto nível socioeconômico supera 80%. Já para as de baixo nível, as taxas mal alcançaram 30%. O cenário fica mais crítico sobre matemática.
Sendo assim, é necessário que o Ministério da educação junto ao governo elabore e envista em projetos educacionais nas escolas por meio de comunicação que atraia a atenção do público, por programas de televisão/jornais, com debates entre professores e alunos ou interação educacional. Como exemplo o quadro "Pequenos gênios" do Caldeirão do Hulk (que poderia ser votado o dinheiro de audiência ou patrocínio para educação). Nesse sentido o intuito de tal medida traria a erradicação do problema.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Um claro exemplo da falta de empatia e da desumani[…]

Oi tudo bem! Eu avaliei a sua redaçã[…]

Valorização do idoso

De acordo com o sociólogo Émile Durk[…]

Bom dia, seu texto está muito bem desenvolv[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM