Em primeiro plano, a falta de formalidade no contexto educativo é um dos motivos que potencializa o analfabetismo digital no país. Porquanto, a frase do célebre Nelson Mandela, “A educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo”, não se faz pertinente no Brasil, uma vez que os espaços escolares não oferecem ensino tecnológico de qualidade para os alunos. Dessa forma, o imbróglio assola a comunidade brasileira e não permite que ocorram transformações na realidade deprimente do país.
Além disso, a intensa desigualdade social também é uma causa para que o analfabetismo digital persista em meio ao cotidiano das pessoas. Assim, de acordo com o livro Provérbios da Bíblia Sagrada, “O pobre do sulco da Terra, tira mantimentos em abundância, mas há os que se consomem por falta de juízo”. Nesse sentido, conclui-se que as pessoas marginalizadas, lutam intensamente para garantir a formação escolar e o seu sustento, no entanto, quando não há apoio do Estado, esses grupos não conseguem efetivar essas atividades, situação que colabora para o crescimento da desavença na extensão do país.
Portanto, diante das problemáticas, medidas fazem-se urgentes. Posto isso, é imperativo que o Governo Federal, regente das relações sociais no Brasil, em parceria com o Ministério da Educação, órgão responsável pelo sistema educacional, viabilize a extinção desse problema, o que deve ser concretizado por meio da criação de um curso extensivo de inovação tecnológica, o qual deve ser aplicado em horários variados para os estudantes e seus familiares. À vista disso, espera-se que os brasileiros acessem os novos conhecimentos e garantam a diminuição do analfabetismo digital no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada