No Brasil, ocorreu um caso que chocou a todos, Miguel era um menino de 5 anos, quando deixado aos cuidados da patroa de sua mãe, enquanto ela passeava com os cães da mesma, caiu do 9° andar e veio a óbito. A patroa relatou que ele estava a procura de sua mãe. A partir disso, compreende-se que o abandono de incapaz afeta aqueles com vulnerabilidade social, pois muitas pessoas acabam levando seus filhos para o trabalho ou até mesmo, deixam sozinhos em casa por não possuir condições de contratar uma babá.
Ademais, o abandono de incapaz não é sofrido apenas por crianças, mas também por adolescentes, idosos e qualquer pessoa que necessita de cuidados. Esse problema vem aumentando nos últimos tempos e ocorre ainda mais nos finais de semana, quando os pais ou responsáveis deixam as crianças ou uma pessoa vulnerável sozinha, expostos a perigos.
Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse. O Poder Legislativo deve aumentar a pena da LEI 2848/40 do Art.133, que garante a prisão dos acusados por abandono de incapaz e também garantir apoio psicológico as vítimas, a fim de pelo menos diminuir os casos desse problema no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 67
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.