Diante desse cenário, deve-se ressaltar a omissão por parte da mídia como um dos impulsionadores de tal problemática. Nesse contexto, o escritor Aldos Huxley diz que os fatos não se tornam inexistentes quando ignorados. Sob essa perspectiva, a ideia sobredita se aplica ao âmbito nacional, haja vista que o silenciamento por parte da mídia, quanto ao assunto debatido ainda perdura, contribuindo assim para a desinformação. Logo, é incoerente que mesmo sendo uma nação pós moderna, o Brasil ainda enfrente situações como essa.
Ademais, o descuido por parte do Estado também contribui negativamente para a persistência do impasse. Nessa perspectiva, Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã" defende a obrigação do Estado em proporcionar meios que auxiliem o processo no conjunto social. Entretanto, as autoridades rompem com essa conformidade, pois há problemas na fiscalização e aplicabilidade das leis, além disso, não possuem ações regulares e assertivas quanto a questão supracitada. Assim, é inaceitável que a situação perdure, caso contrário trará mais consequências prejudiciais para o problema que ainda vigora no país.
É fundamental, portanto, produzir medidas operantes para a reversão desse preocupante entrave. Em suma, cabe ao Governo - agente responsável por gerir os interesses sociais e econômicos da sociedade - promover campanhas que ofereçam serviços socioassistenciais, a fim de combater esse grave problema. Tal ação, deve ser feita por meio da criação de projetos nas escolas incentivando a adoção de animas domésticos, além disso, a mídia deverá fazer campanhas publicitárias que visam garantir uma solução concreta e eficiente quanto ao assunto debatido. Assim, um futuro melhor poderá ser alcançado, a legislação cumprida e essa atual realidade será vivenciada somente em uma obra ficcional.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada