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Por Vanilson
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A Constituição Federal de 1988 assegura que a saúde é direito de todos, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças. Contudo, isso é cumprido de forma parcial, já que parte dos brasileiros não possuem acesso a tratamentos bucais, tendo como consequência problemas na saúde. Sob esse viés, a problemática é causada pela negligência governamental e a carência de informação.

Diante desse cenário, é válido destacar que o desleixo do poder público é uma peça-chave do problema. Nessa perspectiva, segundo pesquisa do IBGE, apenas 12,9% dos brasileiros têm plano odontológico. Isso ocorre, visto que uma parcela dos brasileiros não recebem o suporte necessário do governo para cuidar da sua saúde, assim, por não ter auxílio e nem dinheiro, acabam sem seus recursos de higiene bucal. Dessa forma, enquanto houver incúria do governo, difícil será a solução do problema.

Outrossim, observa-se que a falta de informação é um fator contribuinte para permanência da problemática. Sob essa ótica, Émile Durkheim, sociólogo francês, afirma que as instituições sociais devem transmitir todas as informações necessárias para o desenvolvimento da sociedade. Entretanto, essa ideia não é aplicada, visto que as redes midiáticas fazem um direcionamento ao lucro das empresas, que é inversamente proporcional ao que realmente a população precisa. Com efeito, o agravamento disso gera pessoas desinformadas sobre a importância do cuidado da saúde bucal.

Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham a ampliar a saúde bucal dos brasileiros. Dessa maneira, cabe ao Ministério da Saúde em parceria com a Mídia, por intermédio de verbas estatais, aderir projetos como: distribuição de recursos básicos de higiene bucal e publicidades sobre a importância dos cuidados com a boca, com finalidade de prevenir doenças e mal-estar dos cidadãos. Mediante essas medidas, o que está estabelecido na constituição será cumprido.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por JoaoPedro72
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#89415
Vanilson escreveu:Obgd @JoaoPedro72
Por nada! :mrgreen:

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
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