Diante desse cenário, é válido destacar que o desleixo do poder público é uma peça-chave do problema. Nessa perspectiva, segundo pesquisa do IBGE, apenas 12,9% dos brasileiros têm plano odontológico. Isso ocorre, visto que uma parcela dos brasileiros não recebem o suporte necessário do governo para cuidar da sua saúde, assim, por não ter auxílio e nem dinheiro, acabam sem seus recursos de higiene bucal. Dessa forma, enquanto houver incúria do governo, difícil será a solução do problema.
Outrossim, observa-se que a falta de informação é um fator contribuinte para permanência da problemática. Sob essa ótica, Émile Durkheim, sociólogo francês, afirma que as instituições sociais devem transmitir todas as informações necessárias para o desenvolvimento da sociedade. Entretanto, essa ideia não é aplicada, visto que as redes midiáticas fazem um direcionamento ao lucro das empresas, que é inversamente proporcional ao que realmente a população precisa. Com efeito, o agravamento disso gera pessoas desinformadas sobre a importância do cuidado da saúde bucal.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham a ampliar a saúde bucal dos brasileiros. Dessa maneira, cabe ao Ministério da Saúde em parceria com a Mídia, por intermédio de verbas estatais, aderir projetos como: distribuição de recursos básicos de higiene bucal e publicidades sobre a importância dos cuidados com a boca, com finalidade de prevenir doenças e mal-estar dos cidadãos. Mediante essas medidas, o que está estabelecido na constituição será cumprido.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.