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Por Cinthiasousa
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De acordo com o artigo 196 da Constituição Federal de 1988, a saúde é direito de todos e dever do Estado. Analisando o cenário atual, contudo, mostra-se precária a realidade contemporânea no acesso à saúde bucal no Brasil, o que é um problema que pode afetar o bem-estar populacional, e provocar doenças odontológicas nos indivíduos. Logo, isso deve-se à má gestão pública e a falta de informações básicas.
De início, torna-se fundamental analisar a gestão governamental para reverter esse quadro. Sob a perspectiva do filósofo Thomas Hobbes na sua obra “Leviatã”, o Estado tem o dever de garantir a saúde dos seus cidadãos. Entretanto, é notório que o poder público pouco tem atuado na abertura de uma qualidade de saúde bucal no Brasil, já que dados do O Globo afirmam que 11% da população brasileira não possui mais nenhum dente, o que corresponde a um montante de 16 milhões de pessoas com a ausência de uma higiene bucal adequada, assim dando abertura às doenças bucais, como cárie, gengivite, tártaro e entre outras, além de provocar danos no bem-estar do indivíduo. Destarte, fica evidente a ineficiência da máquina administrativa na resolução dessa situação caótica.
Outrossim, a carência de abrangentes conhecimentos sobre higienização bucal apresenta-se como outro desafio da problemática. Sob essa ótica, o filósofo Platão, em sua alegoria “O Mito da Caverna”, narra que o mundo é uma caverna escura de ignorância, em que toda a população está acarretada pela desinformação. Nesse sentido, tal conceito é materializado na bandeira verde e amarela, pois informações sobre uma higiene bucal adequada são restritas para a população brasileira, a exemplo, sobre o incentivo do uso diário de fio dental, escovação regular e exames periódicos em dentistas para verificar o estado da saúde bucal e prevenção de possíveis doenças. Assim, verifica-se uma grande falha instrucional por parte da população, tornando-na suscetível a desenvolver patologias bucais severas.
Depreende-se, portanto, a necessidade de atenuar esse entrave. Para isso, cabe ao Governo — responsável pelo dever de assegurar os direitos e bem-estar dos cidadãos — ampliar o acesso e melhoria a qualidade dos Serviços na Atenção Primária no SUS, por meio de ações e serviços que abrangem aspectos de promoção e proteção bucal ofertados em nível coletivo nas UBS, a fim de atenuar o descaso com os cuidados odontológicos. Ademais, as escolas — responsáveis pela educação dos indivíduos — devem aplicar orientações de higiene bucal nas crianças, mediante aulas educativas com professores e acompanhamento de dentistas nas escolas, com objetivo de instruir hábitos saudáveis sobre uma saúde bucal plena durante as primeiras fases da vida da criança. Dessa forma, esse problema será reduzido.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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