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A obra literária “Iracema”, escrita pelo romancista José de Alencar, é caracterizada pelo heroísmo dos indígenas no século XVI com destaque para a idealização dessa etnia, o qual foi marcado pela chegada dos portugueses em terras brasileiras. Todavia, tal idealização não acontece, visto que eles são muito desvalorizados pelos demais brasileiros nos dias atuais. Isso ocorre devido ao preconceito idealizado na sociedade tupiniquim, gerando consequências sociais.
Sob esse viés, um dos problemas gerados pela intolerância por parte dos brasileiros em relação aos indígenas é o pouco espaço inclusivo destinado a eles. A saber, um estudo realizado na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) liderado pela demógrafa Marta Azevedo, afirma que mais de 81 mil índios se encontram em estado de vulnerabilidade, correndo risco de sucumbir caso a pandemia do novo CoronaVírus alcance suas regiões. Isso pode gerar problemas graves, podendo exterminar parte dos cidadãos.
Ademais, o incentivo do Governo não é um dos melhores, visto que o lar dos mesmos está sendo destruído para o agronegócio e criação de gado. Convém lembrar que o Art. 6° da Constituição Federal garante direitos a todos os residentes do país verdeamarelo, porém isso não está sendo aplicado na sociedade. Diante dessa situação, é necessário tomar medidas cabíveis para solucionar esse problema.
Tendo em vista as problemáticas apresentadas, o Governo Federal em parceria com o Funai (Fundação Nacional do Índio) deve realizar palestras de conscientização, a fim de orientar os agropecuaristas sobre a necessidade de se respeitar o espaço das pessoas indígenas. Além disso, também deve ocorrer uma demarcação mais do espaço para os povos se instalarem com suas tribos para uma harmonia social, respeitando seus direitos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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