Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#48903
Platão, famoso filósofo, certa vez ditou: “O importante não é viver, mas sim viver bem”. Todavia, a prevalência do tabagismo na adolescência é um cenário que ainda perdura no Brasil, dentre os motivos que ocasionam essa situação está a fragilidade emocional do jovem, que contradiz a máxima de Platão ao prejudicar, por consequência, a saúde humana.

Em primeiro plano, é preciso considerar a fragilidade emocional juvenil como um propulsor da problemática, causada por possíveis traumas psicológicos ou stress extremo. Na série americana, “Euphoria”, a protagonista Rue tem como principal característica o consumo constante de drogas lícitas e ilícitas, costume este que foi desencadeado pela morte do seu pai. Infelizmente, é perceptível a semelhança entre a obra e a realidade dos jovens brasileiros que buscam o tabaco – produto de fácil acessibilidade – para refugiarem-se de seus problemas internos, muitas das vezes, relacionados a família ou ao âmbito escolar. Prova disso, é que, segundo a OMS, o Brasil é considerado o país mais ansioso e o quinto mais depressivo do mundo.

Outrossim, a saúde física do adolescente é ferida, uma vez que, com o consumo de tabaco, as chances do indivíduo desenvolver problemas cardiovasculares, pulmonares e até câncer ficam ainda mais altas, não obstante, pessoas próximas a esse jovem também poderão apresentar riscos ao tornarem-se fumantes passivos, pois inalar a fumaça liberada pelo fumante ativo é ainda mais prejudicial, haja vista quantidade maior de dióxido de carbono presente. Com isso, a estabilidade populacional entra em desequilíbrio e afeta não somente o setor da saúde, mas também o da economia. Como já dizia, Ralph Waldo, escritor estadunidense, “A maior riqueza é a saúde”, e isso requer bastante atenção.

Fica evidente, portanto, que a prevalência do tabagismo na adolescência não pode mais avançar. Para tanto, o Ministério da Educação – órgão responsável pelo sistema de educação no Brasil – deve disponibilizar palestras, os quais informem os riscos e consequências do uso de tabaco, e oferecer gratuitamente atendimento psicológico para os jovens que necessitam disso, por intermédio de profissionais como psicopedagogos e assistentes sociais, cujos devem ser contratados mediante concursos federais, a fim de diminuir o número de adolescentes que entram no vício tão cruel dessa droga, e garantir, assim, o futuro da nação.










@Anna1 , @Ashiley , @Jeniffeeee e @jherodrigues poderiam corrigir minha redação? Agradeço desde já😊
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#48905
Platão, famoso filósofo, certa vez ditou: “O importante não é viver, mas sim viver bem”. Todavia, a prevalência do tabagismo na adolescência é um cenário que ainda perdura no Brasil, dentre os motivos que ocasionam essa situação está a fragilidade emocional do jovem, que contradiz a máxima de Platão ao prejudicar, por consequência, a saúde humana.
* Procure dividir suas ideias em períodos, para a fácil estruturação da introdução
* Poderia apresentar melhor a sua tese


Em primeiro plano, é preciso considerar a fragilidade emocional juvenil como um propulsor da problemática, causada por possíveis traumas psicológicos ou stress extremo. [faltou conectivo] Na série americana, “Euphoria”, a protagonista Rue tem como principal característica o consumo constante de drogas lícitas e ilícitas, costume este que foi desencadeado pela morte do seu pai. [faltou conectivo] Infelizmente, é perceptível a semelhança entre a obra e a realidade dos jovens brasileiros que buscam o tabaco – produto de fácil acessibilidade – para refugiarem-se de seus problemas internos, muitas das vezes, relacionados a família ou ao âmbito escolar. Prova disso, é que, segundo a OMS, o Brasil é considerado o país mais ansioso e o quinto mais depressivo do mundo. < deveria ser uma arrematação da tese e não mais um repertório]
* Não traga muito repertório no desenvolvimento, porque é importante argumentar em cima deles. Só um basta

Outrossim, a saúde física do adolescente é ferida, uma vez que, com o consumo de tabaco, as chances do indivíduo desenvolver problemas cardiovasculares, pulmonares e até câncer ficam ainda mais altas, não obstante, pessoas próximas a esse jovem também poderão apresentar riscos ao tornarem-se fumantes passivos, pois inalar a fumaça liberada pelo fumante ativo é ainda mais prejudicial, haja vista quantidade maior de dióxido de carbono presente. Com isso, a estabilidade populacional entra em desequilíbrio e afeta não somente o setor da saúde, mas também o da economia. Como já dizia, [sem vírgula] Ralph Waldo, escritor estadunidense, “A maior riqueza é a saúde”, e isso requer bastante atenção.
* Tem que organizar as suas ideias na estrutura do desenvolvimento: chamar o argumento + apresentar o repertório (dados/citação) + argumentar e defender seu ponto de vista + arrematação da sua tese

[colocar o conectivo primeiro] Fica evidente, portanto, que a prevalência do tabagismo na adolescência não pode mais avançar. Para tanto, o Ministério da Educação – órgão responsável pelo sistema de educação no Brasil – deve disponibilizar palestras, os quais informem os riscos e consequências do uso de tabaco, e oferecer gratuitamente atendimento psicológico para os jovens que necessitam disso, por intermédio de profissionais como psicopedagogos e assistentes sociais, cujos devem ser contratados mediante concursos federais, a fim de diminuir o número de adolescentes que entram no vício tão cruel dessa droga, e garantir, assim, o futuro da nação.
* Intervenção completa

Espero ter ajudado! ;)

a cantora Ariana Grande, tem dois álbuns pr[…]

A constituição federal de 1988, docu[…]

vittorzao EduardoHh anaagomide

@GlendaMorais obrigada!💓

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM