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No livro "Utopia" de Thomas More, é retratado um ambiente ideal, no qual a consciência coletiva e eficiência do Estado são ferramentas cruciais para o avanço da nação. Fora da obra, é fato que o bullying nas escolas representa um obstáculo para uma nação alienada e passiva como a brasileira. Nesse sentido, as torturas físicas e psicológicas dentro do âmbito escolar pode, no futuro, levar o indivíduo a problemas psicológicos e traumáticos.
Em primeiro lugar, é válido reconhecer que o bullying nas escolas brasileiras é uma ocorrência atual. Isso, infelizmente, é uma consequência direta das torturas físicas e psicológicas. Além disso, é por causa dessa bolha sociocultural que a alienação é formada: ao presenciar o crescimento gradativo e frequente do bullying nas escolas, as pessoas tendem a habituar-se a ele. De acordo com a escritora francesa Simone Beauvoir, vive-se uma realidade firmada no senso comum, em que o conhecimento popular, adquirido pela observação e repetição de questões, formam estereótipos. Paralelamente, percebe-se que o indivíduo, inserido nesse panorama, é condicionado a padronizar o bullying nas escolas como um fato cotidiano e normal, seguindo alienado
Por conseguinte, nota-se os problemas psicológicos e traumáticos. Conforme "Atitude Blasé"- termo proposto pelo sociólogo alemão Georg simmel- ocorre quando o sujeito passa a agir com indiferença em meio às situações que ele deveria dar atenção, sob esse prisma, entende-se que, ao analisar a permanência do determinismo e do bullying nas escolas, o ser humano inclina a adotar essa "Atitude", tornando-se passivo e inerte com a problemática.
Portanto, é fundamental que o bullying nas escolas seja atenuado. Para isso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e Ministério da Educação deve buscar maneiras de combater o bullying nas escolas brasileiras, por meio de palestras e interações educativas contra o bullying, para que assim o aluno esteja ciente do que se trata o assunto e com a finalidade de combatê-lo. Somente assim, será possível combater o problema e obter um local na "Utopia" de More
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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