Por Isa125
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#23909
Um porquê notável do bullying acontecer e que consequências levou

A persistência do bullying na sociedade brasileira é uma situação muito presente. Mesmo com o amparo de profissionais pedagógicos, as contínuas intimidações permanecem, resultando em problemas de saúde mental, como a depressão, e em episódios extremos, como o suicídio. Nessa perspectiva, é de suma importância combater esse empecilho.

Em primeiro lugar, pode-se dizer que o bullying é causador de baixa autoestima e depressão nas vítimas. À partir do momento em que um aluno é ridicularizado e exposto aos colegas por sua aparência, ou até mesmo por uma suposta falta de intelecto, o aluno tende a sentir-se inseguro consigo e, consequentemente, podendo desenvolver um quadro depressivo. Na série ''Os treze porquês'', por exemplo, a protagonista Hannah Baker comete suicídio após desencadear depressão, doença que só foi adquirida após contínuas agressões psicológicas cometidas por diversos alunos de sua escola.

É possível pontuar que, a falta de capacitação de profissionais da área pedagógica, no que se trata de saúde mental dos alunos, também ocasiona no bullying. Tal insuficiência resulta na ausência de ajuda, fazendo com que as intimidações às vítimas continuem. Ainda em ''Os treze porquês'', é notável a constante incapacidade do diretor do colégio em auxiliar Hannah com os problemas que a mesma estava passando e, dessa forma, teve o suicídio da protagonista como resposta à incompetência do superior.

Portanto, de acordo com os fatos mencionados, é necessário que o Ministério da Educação adote duas medidas: a criação de um programa de auxílio psicológico gratuito para alunos de escolas das redes de ensino pública e privada, e a implementação, como disciplina obrigatória, da psicologia no âmbito escolar, nos cursos de pedagogia e licenciatura. Com a efetuação dessas ações, a realidade de ''Os treze porquês'' será cada vez mais incomum.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por willclopes
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#23969
Gostaria de contribuir apenas com umas dicas de português. Não sou capacitado para julgar e/ou dar notas pela dissertação. Não sou corretor profissional, por isso, questione-se, pergunte-se, busquem mais informações. Espero ajudar. E nunca se esqueça: uma redação deve ter autonomia, a ponto de poder ser lida e entendida até por quem não sabe qual foi a proposta que a fez ser escrita.

A persistência do bullying na sociedade brasileira é uma situação muito presente. Mesmo com o amparo de profissionais pedagógicos, as contínuas intimidações (1) permanecem resultando em problemas de saúde mental, como a depressão, e em episódios extremos, como o suicídio. Nessa perspectiva, é de suma importância combater esse empecilho.

1..Pontuação

Em primeiro lugar, pode-se dizer que o bullying é causador de baixa autoestima e de depressão nas vítimas. (2) À A partir do momento em que um aluno é ridicularizado e exposto aos colegas por sua aparência, ou até mesmo por uma suposta falta de intelecto, o aluno tende a sentir-se inseguro consigo e, consequentemente, podendo desenvolver um quadro depressivo. Na série ''Os treze porquês'', por exemplo, a protagonista Hannah Baker comete suicídio após desencadear depressão, doença que só foi adquirida após contínuas agressões psicológicas cometidas por diversos alunos de sua escola.

2..Não há crase antes de verbos.

(4) É possível pontuar (1) que a falta de capacitação de profissionais da área pedagógica, no que se trata de saúde mental dos alunos, também ocasiona no bullying. Tal insuficiência resulta na ausência de ajuda, fazendo com que as intimidações às vítimas continuem. Ainda em ''Os treze porquês'', é notável a constante incapacidade do diretor do colégio em auxiliar Hannah com os problemas que a (3) mesma estava passando e, dessa forma, teve o suicídio da protagonista como resposta à incompetência do superior.

3..O uso da palavra mesmo/mesma como substituto de um pronome pessoal deve ser evitado. Ele não pode ficar no lugar de substantivos ou pronomes. Prefira usar: ele/ela, dele(s)/dela(s). Fonte: https://is.gd/u2XHCN

4.. De onde foi tirada essa informação? Existe base? Ou é o que tu achas? Estudos que comprovam isso? Se sim, cite-os para provar que são confiáveis os fatos que apresenta.

Portanto, de acordo com os fatos mencionados, é necessário que o Ministério da Educação adote duas medidas: a criação de um programa de auxílio psicológico gratuito para alunos de escolas das redes de ensino pública e privada, e a implementação, como disciplina obrigatória, da psicologia no âmbito escolar, nos cursos de pedagogia e licenciatura. Com a efetuação dessas ações, a realidade de ''Os treze porquês'' será cada vez mais incomum.
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Por Isa125
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#23976
willclopes escreveu:Gostaria de contribuir apenas com umas dicas de português. Não sou capacitado para julgar e/ou dar notas pela dissertação. Não sou corretor profissional, por isso, questione-se, pergunte-se, busquem mais informações. Espero ajudar. E nunca se esqueça: uma redação deve ter autonomia, a ponto de poder ser lida e entendida até por quem não sabe qual foi a proposta que a fez ser escrita.

A persistência do bullying na sociedade brasileira é uma situação muito presente. Mesmo com o amparo de profissionais pedagógicos, as contínuas intimidações (1) permanecem resultando em problemas de saúde mental, como a depressão, e em episódios extremos, como o suicídio. Nessa perspectiva, é de suma importância combater esse empecilho.

1..Pontuação

Em primeiro lugar, pode-se dizer que o bullying é causador de baixa autoestima e de depressão nas vítimas. (2) À A partir do momento em que um aluno é ridicularizado e exposto aos colegas por sua aparência, ou até mesmo por uma suposta falta de intelecto, o aluno tende a sentir-se inseguro consigo e, consequentemente, podendo desenvolver um quadro depressivo. Na série ''Os treze porquês'', por exemplo, a protagonista Hannah Baker comete suicídio após desencadear depressão, doença que só foi adquirida após contínuas agressões psicológicas cometidas por diversos alunos de sua escola.

2..Não há crase antes de verbos.

(4) É possível pontuar (1) que a falta de capacitação de profissionais da área pedagógica, no que se trata de saúde mental dos alunos, também ocasiona no bullying. Tal insuficiência resulta na ausência de ajuda, fazendo com que as intimidações às vítimas continuem. Ainda em ''Os treze porquês'', é notável a constante incapacidade do diretor do colégio em auxiliar Hannah com os problemas que a (3) mesma estava passando e, dessa forma, teve o suicídio da protagonista como resposta à incompetência do superior.

3..O uso da palavra mesmo/mesma como substituto de um pronome pessoal deve ser evitado. Ele não pode ficar no lugar de substantivos ou pronomes. Prefira usar: ele/ela, dele(s)/dela(s). Fonte: https://is.gd/u2XHCN

4.. De onde foi tirada essa informação? Existe base? Ou é o que tu achas? Estudos que comprovam isso? Se sim, cite-os para provar que são confiáveis os fatos que apresenta.

Portanto, de acordo com os fatos mencionados, é necessário que o Ministério da Educação adote duas medidas: a criação de um programa de auxílio psicológico gratuito para alunos de escolas das redes de ensino pública e privada, e a implementação, como disciplina obrigatória, da psicologia no âmbito escolar, nos cursos de pedagogia e licenciatura. Com a efetuação dessas ações, a realidade de ''Os treze porquês'' será cada vez mais incomum.
Primeiramente, Will muito obrigada pela correção, sério!! Acho que fazem uns 6 meses que não faço redação e, já que vou fazer o Enem este ano, estava super preocupada de como eu estaria, pois não gosto de fazer, tenho muita dificuldade e demoro muito para escrever... Mas enfim.

1. Pontuação // vendo aqui minha redação escrita, eu coloquei essa vírgula, mas acho que acabei esquecendo de digitar ao passar para o computador... Mas obrigada por alertar.

2. // pesquisei e pesquisei sobre o ''A partir'' e no fim tava errado kkk mas tudo bem, agora não erro mais.

4. // não coloquei fatos comprovados pois quis usar como base o fato de ter mostrado claramente na série como a falta de ajuda vinda da incapacitação de professores/superiores nessa questão do bullying pode acarretar em problemas para os alunos, pensei que isso já ia validar minha argumentação, mas entendo seu ponto.

Por fim, muito obrigada mesmo!! Cada dica vale muito, obrigada por tirar um tempinho pra corrigir ;)
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Por willclopes
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#23979
4. // não coloquei fatos comprovados pois quis usar como base o fato de ter mostrado claramente na série como a falta de ajuda vinda da incapacitação de professores/superiores nessa questão do bullying pode acarretar em problemas para os alunos, pensei que isso já ia validar minha argumentação, mas entendo seu ponto.

Ahhh.. Entendi.
É que na redação não fica claro que essa parte da falta de capacitação de profissionais ainda está relacionada à serie.

Parece ser um fato isolado.

O que entendi: tu termina o parágrafo anterior falando da série. Começa o outro com um "assunto avulso", e ainda no meio dele tu volta pra série.

Talvez cabe uma reestruturação no inicio do parágrafo passando a informação de que essa parte dos profissionais se refere à serie.
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Por Isa125
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#24049
willclopes escreveu:4. // não coloquei fatos comprovados pois quis usar como base o fato de ter mostrado claramente na série como a falta de ajuda vinda da incapacitação de professores/superiores nessa questão do bullying pode acarretar em problemas para os alunos, pensei que isso já ia validar minha argumentação, mas entendo seu ponto.

Ahhh.. Entendi.
É que na redação não fica claro que essa parte da falta de capacitação de profissionais ainda está relacionada à serie.

Parece ser um fato isolado.

O que entendi: tu termina o parágrafo anterior falando da série. Começa o outro com um "assunto avulso", e ainda no meio dele tu volta pra série.

Talvez cabe uma reestruturação no inicio do parágrafo passando a informação de que essa parte dos profissionais se refere à serie.
Eu pensei em fazer isso, no fim acabei mudando de ideia e deixando pro final pois queria expor o argumento primeiro depois a afirmação dele... Mas concordo com você, acho que ficaria bem mais compreensivo se eu tivesse colocado no começo. Muito obrigada pelas dicas ;)
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