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A violência urbana é uma prática recorrente no Brasil. Consiste na ação criminal contra pessoas, por meios de assaltos, sequestros, assassinatos, entre outros. O crescimento desordenado das cidades foi um dos principais impedimentos para a melhora desse problema. Causando uma queda na qualidade de vida dos cidadãos.
Dentre os inúmeros motivos que levaram essa prática se tornar persistente no Brasil, a desigualdade social foi a causa primordial. Sendo reflexo do passado, quando em maio de 1888, a assassinato da Lei Áurea oficializou o fim da escravidão no país. Entretanto, o governo brasileiro não realizou projetos de inserção dos ex escravos. Assim, ainda atualmente, há pouco investimento em moradia, educação e emprego. Logo, os menos favorecidos vêem o crime como oportunidade para melhores condições de vida.
O resultado de um cenário de grande violência urbana é, principalmente, a baixa qualidade de vida de todos os cidadãos. Isso é retratado em um sentimento de insegurança crescente entre as camadas menos favorecidas. Esse grave problema social apresenta inúmeros desdobramentos, que podem ir de insatisfação popular com o serviço de segurança pública, passando pelos altos custos de ações paliativas por parte do governo até mesmo a redução nos lucros sobre o turismo.
Em virtude dos fatos mencionados, faz-se necessário investimentos de base em educação, moradia, emprego e segurança no país. Além disso, uma melhor preparação da polícia, com a valorização do seus salários e aperfeiçoamento de sua estrutura. Dessa forma, evita-se que o Brasil seja um país marcado pela sua violência urbana.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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