• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#75696
Criado há mais de trinta anos, onsistema único de saúde, o SUS, foi um marco na forma de garantir a universalização de acesso à saúde no Brasil. Se antes o ingresso ao sistema público de saúde era atrelado à da previdência social, o SUS forneceu a equidade do direito constitucional à saúde para todos os brasileiros. Entretanto, fatores como a emenda constitucional 95 e a pandemia do novo coronavírus evidenciaram a necessidade de um maior investimento no setor, que carece, muitas vezes, de insumos básicos.
Em primeiro plano, faz-se necessário destacar que o SUS é um dos maiores e complexos sistemas de saúde do mundo. Enquanto diversos países cobram pela utilização de serviços de saúde públicos, o que marginaliza quem não possui renda, no Brasil, a população consegue desde atendimentos simples nas unidades básicas até tratamentos difíceis, como, por exemplo, cirurgias e transplantes de órgãos. Outro ponto de grande importância é o alcance: diferente da rede privada de saúde que busca se estabelecer nos grandes centros urbanos, o sistema único de saúde está em todo o país, possuindo unidades em diversas cidades pequenas, inclusive com atendimento em comunidades ribeirinhas.
No entanto, é possível afirmar que apesar da sua notória importância, o governo federal deixa a desejar no seu financiamento. Em 2016, foi aprovada a emenda constitucional 95, conhecida na época como a "PEC da morte", em referência a limitação de gastos essenciais para a população, incluído a saúde, causando uma enorme defasagem em medicamentos, leitos e até na contratação de profissionais da área para as unidades de atendimento.
Ademais, a chegada da pandemia do novo coronavírus agravou ainda mais esse problema. Durante alguns meses, houve um colapso em diversos hospitais do país, com relatos de falta de medicamentos básicos para a intubação de pacientes e até a emblemática falta de oxigênio em Manaus, fato que mobilizou parte da sociedade a comprar cilindros de ar como forma de amenizar a ausência do Estado no suporte a essas pessoas.
Logo, percebe-se a importância fundamental do SUS para a oferta de saúde para toda a população. Nota-se também falhas de caráter econômico, com falta de verbas para que o atendimento seja realizado de do mais efetiva, devendo assim, o governo federal melhorar sua logística para a compra e entrega de insumos. Além disso, é urgente o fim da emenda constitucional 95, de forma a aumentar o poder financeiro do setor para uma melhor qualidade de atendimento a todos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#75707
Oii, tudo bem? Eu não sou uma corretora profissional, mas acredito que sua redação ficou muito boa, bem desenvolvida e argumentada! Gostei muito mesmo!
Os únicos pontos de observação, são a presença de erros gramaticais muito simples que provavelmente foram sem querer, e a falta de referências de outras áreas do conhecimento. Te aconselho a buscar a correção de outros alunos, para ter outra opinião além da minha, mas como te disse, achei o texto muito bom. Parabéns!!!

São muitos os casos de impunidade do sistem[…]

Bom dia pessoal, JoaoPedro72 , muito obrigado p[…]

Agora que lembrei que não é poss&iac[…]

Esquecimento histórico

A Constituição Federal de 1988, docu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM