• Avatar do usuário
#73919
Na série norte-americana Breaking Bad, o protagonista Walter White, professor de química, é diagnosticado com câncer e para arcar com os custos de tratamento da doença ele começa a traficar metanfetamina. Diferentemente do cenário apresentado na série, o Brasil possui assistência médica gratuita não só para tratamento de enfermidades ,a exemplo do câncer ,como outras em geral. Apesar disso, ainda há quem não valorize esse direito. Desse modo, cabe analisar a importância dessa política pública para o alcance de uma sociedade mais igualitária e democrática, além de sua atuação em diversos setores da sociedade.

Em primeiro plano vale destacar que o SUS tem como princípios doutrinário a universalidade, equidade e integralidade nos serviços e ações de saúde. Sob essa ótica, evidencia-se a importância desse sistema sobretudo no que tange a garantia de uma democratização no acesso à saúde de qualidade, uma vez que todo o corpo populacional, rico ou pobre, pode e deve ser assistido por ele. Desse modo, o sistema público de saúde brasileiro contribui diretamente para a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária, estando portanto consonante com o previsto pela Constituição Cidadã.

Ademais, cabe evidenciar que entre as competências do SUS, conforme preconiza a Carta Magna, estão ações de vigilância sanitária e epidemiológica, saúde do trabalhador, saneamento básico, fiscalização e inspeção de alimentos, e colaboração para a proteção do meio ambiente. Nesse sentido, se observa que o sistema único de saúde não só atua diretamente no combate e tratamento de enfermidades em hospitais e postos de saúde como indiretamente, ao prevenir por exemplo a disseminação de doenças advindas da falta de saneamento ou de intoxicação alimentar.

Portanto, diante dos fatos supracitados, fica nítida a importância do sistema único de saúde brasileiro. Com isso, cabe ao Ministério da Saúde em conjunto com a mídia televisiva , por meio de propagandas comerciais que serão veiculadas em horário nobre, abordar o valor do SUS na garantia de uma saúde de qualidade para toda a população do país, para que, desse modo, mais pessoas o conheçam e, consequentemente o valorizem .




@hel0oooo @Gabyoliver oie meninas vcs que tiram notas altas nas redações poderiam dá uma olhada na minha pffff, agradeço desde já mesmo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Embora a Declaração Universal dos Di[…]

Olá, Bia. A sua redação n&at[…]

eurodrigo anasilva1 Bia2201 3m1ly Gi6[…]

eurodrigo Obrigado pela avaliaçã[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM