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#60760
Empatia, é a capacidade que um indivíduo tem de se sentir como o outro.Talvez seja difícil dizer o motivo pelo qual, no Brasil, observa-se a falta de empatia nas relações sociais. Entretando ao se observar o passado à qual o país se avalia, podemos afirmar que nossa história foi construída a partir de pessoas, colonizadores, que não detinham empatia pelo povo que já habitava o Brasil. Essa problemática é observada na sociedade contemporânea, onde as marcas do passado influenciam até hoje, pode-se dizer que muitas atitudes, como o desmatamento e são reflexo da mesma.
Em primeira análise, vale ressaltar que devido a forma com que o Brasil foi colonizado, muitas pessoas não possuem empatia pelo próximo. Segundo o filósofo e poeta espanhol, George Santayana, as pessoas que não conseguem lembrar do seu passado tendem a repetí-lo. Nesse sentido verifica-se muitas vezes a falta de empatia pelo próximo, esse é um dos problemas que mais afeta a sociedade brasileira, alguns exemplos são os casos de racismo, roubo e violência.

Outra preocupação constante é onde essa falta de empatia pode levar a pátria, no momento atual é indiscutível que esse obstáculo seja resolvido de forma urgente. De acordo com Gandhi, temos que nos tornar a mudança que queremos ver, isso só será possível quando uma população percebida que deve-se ter afeto pelo local onde se vive. Logo é necessário que o governo conscientize o povo para que assim esses contratempos sejam resolvidos.

Em virtude dos fatos registrados, é evidente que o Ministério da Educação, juntamente com o Ministério do Meio Ambiente, devem oferecer como campanhas, em igrejas e locais públicos, que visem abordar a falta de empatia. Com essas campanhas, a população receberá informações e assim como se conscientizar e praticar atos com uma maior empatia. Fazendo com que assim o Brasil não sofra mais com a falta de empatia nas relações sociais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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