Tristemente vemos em todo momento a falta de cuidado em gestos e falas de pessoas, dês de crianças até idosos, geralmente usam a questão de idade nos casos de adultos com uma certa idade avançada, ou em pré-adolescentes em idade mais juvenil, neste caso podemos dizer que seria pela falta de educação quando se é mais novo. Atualmente a empatia é uma qualidade rara entre as pessoas, já que em sua maioria são influênciadas as crianças pelos proprios pais a tratarem pessoas diferentes delas como inferiores e não possuem nem um amor ao proxima. As redes sociais virtuais não se é a melhor maneira de possuir um sentimento reciproco de sentimento humano, como o afeto amoroso entre pessoas, na mairoria das vezes vemos o sentimento de odio sendo usado em pequenas frases em comentarios, ou qualquer foto seja ela em pessoas consideradas belas pela propria sociedade ou em pessoas consideradas em niveis abaixo da media.
Como sempre ouvimos e presenciamos onde toda ação gera reação, cada gesto, fala e olhar podemos afetar a vida de certos individuas, as quais não responsabilizamos depois das ações. Podemos não perceber mas a falta do pensar no próximo pode afastar a saúde do dele, gerando o preconceito, o racismo, a depressão, ansiedade e muitas outras diferentes tipos de traumas que das muitas vezes não são reversíveis. Portanto quando se é gerado essas inumeras reações, seres são afetados, se levando a se auto machucar ou o infeliz caso de cometerem o suícidio.
Entretanto ações podem ser feitas e usadas em nosso dia a dia para que sejemos respeitados e gerando uma empatia e amor ao próximo. As escolas poderiam criar campanhas e estudos para mostrarem a realidade no mundo em que vivemos, que suas ações tem pesos e podem afetar o seu ambiente ou seja as pessoas em que convivem neles. Os pais deveriam ensinar os filhos a serem respeitosos com todos, e principalmente a ter empatia.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada