Em primeiro plano, é fato que o pensamento imediatista presente na população dificulta a compreensão com o outro. Nessa perspectiva, o sociólogo Zygmunt Bauman defende - no seu conceito chamado "Modernidade Líquida" - que atualmente vive-se em um tempo em que nada é feito pra durar. Sob essa ótica, é possível relacionar essa liquidez com a escassa empatia presente nos vínculos sociais brasileiros, visto que a indiferença sobre os sentimentos do outro gera relações superficiais e momentâneas e, até mesmo, ações egoístas e violentas, o que interfere negativamente na dinâmica social. Logo, é necessário que haja uma mudança na ideologia instantânea da população.
Além disso, vale ressaltar que a influência da família falha no que tange a empatia. Nesse panorama, de acordo com o sociólogo Talcott Parsons, a família é uma máquina que produz personalidades humanas. Assim, pode-se dizer que há uma associação entre o ambiente parental e o comportamento de alguém intolerante ou agressivo, por exemplo, tendo vista que uma "máquina" familiar que promove ódio e violência - características opostas à preocupação com o próximo - influencia na criação de uma personalidade similar. Assim, percebe-se que a base familiar é um empecilho na questão da empatia.
Portanto, infere-se que o imediatismo e educação familiar devem ser solucionados para que haja empatia nas relações sociais no Brasil. Para tanto, é necessário que o Ministério da Educação, em parceria com o Ministério Público, desenvolva vídeos e palestras, por meio de redes sociais, pautados na responsabilidade que a família tem na formação de uma opinião coletiva e dos indivíduos enquanto seres singulares, além de dados estatísticos. Isso se daria com o propósito da quebra de comportamentos egoístas socialmente alimentados. Além disso, deve haver a conscientização populacional à cerca da liquidez social, por parte do Estado. Assim, o Brasil se afastará da realidade da obra de Hooks e poderá superar a falta de empatia nas relações sociais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.