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Por h4nul
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Para o escritor Franz Kafka, a solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana. Todavia, nota-se que no Brasil, a falta de empatia para com o outro agrava-se diariamente, visto que em todos os estados do país já registraram denúncias de crimes motivados pelo ódio. Nesse contexto observa-se a evidente indiferença com a moral e a vida humana, bem como o desamparo estatal existente na situação.
Em primeira análise, a escassa empatia entre a sociedade, torna-se um absoluto problema. No filme Laranja Mecânica, a violência na sociedade não é fruto da desigualdade social, mas sim do desprezo pelas relações humanas. Assim como na obra cinematográfica, constata-se a falta de fraternidade entre a população e o desdém com os relacionamentos interpessoais. Dessa forma, emancipar o povo de tal lógica e colocar valores humanos em primeiro lugar é urgente.
Em segunda análise, o descaso do Estado é um entrave no que tange ao problema. O filósofo Norberto Bobbio afirma que a dignidade humana é uma qualidade intrínseca ao homem, capaz de lhe dar direito ao respeito e a consideração por parte do Estado. Nessa lógica, é notável que o poder estatal não cumpre seu papel enquanto agente fornecedor de direitos mínimos, uma vez que a falta de empatia possibilite a infração da ordem e atente contra a vida alheia.
Portanto, é indispensável a intervenção do Poder Público no crescente desrespeito a moral, a vida e ao sentimento do outro, por meio de investimentos financeiros, promova uma melhoria na segurança da população, a fim de evitar o aumento de crimes movidos pelo ódio. Ademais, é preciso um maior número de campanhas nas mídias sociais a fim de incentivar o apreço pelas relações humanas. Desse modo, o Brasil poderá melhor expressar o respeito pela dignidade humana, como defendeu Kafka.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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