Em primeira análise, observa-se que as desigualdades sociais incentivam este crescimento numérico da violência. Segundo o - Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) - “De um lado, jovens brancos, bem vestidos, com um bom nível de escolaridade e trabalhando com carteira assinada. De outro, jovens negros, maltrapilhos, analfabetos e trabalhando na informalidade para comprar comida. O quadro de extrema desigualdade, está entre as principais causas da violência”. De fato, enquanto uns tem todo o apoio, investimento, equipamentos, visibilidade, outros lidam diariamente com a falta de igualdade, apoio, lazer, cultura, educação e caem no esquecimento do governo, é como se não existissem. E isso leva muitos adolescentes a entrarem no caminho errado, com a ilusão de uma vida melhor, entram em um beco normalmente sem saída que futuramente será a causa da morte de vários jovens. Portanto, a diminuição dessas desigualdades ajudará não só o decréscimo da violência, como de outras problemáticas.
Outrossim, nota-se que o tráfico de drogas serve como empecilho para solucionar este impasse. Jovens veem no mundo do crime uma melhor qualidade de vida, uma saída para todos os desafios que enfrenta diariamente, um jeito de ganhar dinheiro de forma fácil e rápida, uma forma de desafiar a sociedade, porém, a vida no crime nunca será uma saída para problema algum e sim uma vida cheia de inseguranças, medos, vícios, fugas e solidão. Então, é fundamental a ajuda do governo para prevenir que estes jovens mudem para o caminho errado.
Portanto, é de extrema importância medidas preventivas. Então, o Ministério de Segurança Pública que tem como objetivo garantir a segurança dos cidadãos em conjunto com o Ministério da educação que visa garantir uma educação qualificada a todos deve estimular, incentivar e investir em preparos qualificados para os policiais e garantir que todos jovens principalmente de classe baixa tenham um ensino qualificado, oportunidades de cursos e empregos logo após terminarem o ensino médio com o intuito de tirar os adolescentes das ruas, mostrar que eles tem apoio do governo e tem a escolha de agir e seguir no rumo certo com a finalidade de uma mudança boa para a vida de todos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada