• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#90568
O mito da caverna, de Platão, descreve a situação de pessoas que se recusavam a observar a verdade em virtude do medo de sair de sua zona de conforto. Fora da ilusão, a realidade brasileira caracteriza-se com a mesma problemática no que diz respeito ao bullying no cotidiano escolar.Diante dessa perspectiva, percebe-se a consolidação de um grave problema, em virtude da falta de informação e a lenta mudança da mentalidade social.
Em primeira análise, a falta de conhecimento , mostra-se como um dos desafios à resolução do problema. No entanto, no século XXI, o ambiente escolar atua como uma Instituição Zumbi- conceito desenvolvido pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman-, uma vez que mantêm sua forma, mas perdeu sua função social, que deveria agir na construção moral e ética dos estudantes. No que tange ao bullying nas escolas, percebe-se a forte influência dessa causa, uma vez que a escola não tem cumprido seu papel no sentido de reverter o problema, pois não está trazendo às salas de aula conteúdos e informações que ajam na resolução da questão.
Outrossim, a lenta mudança da mentalidade social ainda é um grande impasse para a resolução da problemática. Conforme Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de pensar. Sob essa lógica, é possível perceber que a questão do bullying nas escolas é fortemente influenciada pelo pensamento coletivo,uma vez que, se as pessoas crescem inseridas em um contexto social opressor, a tendência é adotar esse comportamento também, o que torna sua solução ainda mais complexa.
Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver esse problema. Sendo assim, é essencial que o Ministério da Educação- órgão responsável pelo desenvolvimento educacional do país, em parceria com a grande mídia, promovam projetos educacionais nas escolas, por meio de uma ampla divulgação de campanhas protagonizadas por personalidades públicas, nas redes sociais, afim de explicar as consequências do bullying e a importância de erradicar esse impasse da sociedade. Tais propagandas deverão sensibilizar os interlocutores, por meio da exposição de dados do aumento do suicídio e depressão entre as pessoas e principalmente estudantes, a ponto de evidenciar a urgência do tema. Assim, o mito da caverna de Platão se tornará menos aplicável à realidade brasileira atual
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

0
#91085
Genial ! Muito bom mesmo Sofia ! A única que daría era para D2 trazer um dado atual para concretizar a tua ideia de argumento mesmo… tipo poderia fazer uma ponte entre a consequência do bullying na escola ser um reflexo na sociedade e aí provava isso com dados da ONU q falam q o país é o nono mais violento do mundo, por exemplo… só exemplificando mesmo! O texto já está muito bem definido
0
#91403
1-erros gramaticais;
2-há falhas argumentativas em seu texto, você poderia ter desdobrado mais o seu argumento e de modo claro;
3- repetição de palavras.

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
21 Exibições
por Ru7hR0dr1
0 Respostas 
132 Exibições
por alizoca
0 Respostas 
123 Exibições
por Thamires24
5 Respostas 
348 Exibições
por gabrielaaaa
5 Respostas 
438 Exibições
por Mayla2010
0 Respostas 
243 Exibições
por alunoluna
3 Respostas 
279 Exibições
por laysamaria7
0 Respostas 
178 Exibições
por Evellyn167
0 Respostas 
131 Exibições
por EDUARDO3456
0 Respostas 
141 Exibições
por Anajulia02

Na Escócia, país da Grã-Breta[…]

A água é uma questão que vem […]

Os desafios para a atenuação dos efe[…]

1 bez

bom dia, R. li seu texto e minhas observaç[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM