Primeiramente, nota-se que a desestabilidade no ambiente familiar está entre os motivos para a persistência da problemática. A psicóloga e jornalista Henar L. Senovilla afirma que as causas que podem fazer aparecer a agressão são incalculáveis, tanto nas formas em que se manifestam como nos prejuízos que ocasionam. Sob essa ótica, o ambiente familiar é determinante para o comportamento do indivíduo pois discussões, brigas e desentendimentos entre os familiares, podem acarretar em problemas mentais e transtornos psicológicos, levando a violência vivida no lar para o local de ensino.
Além disso, convém pontuar que o ambiente escolar está entre os principais lugares que ocorre o bullying. Segundo o IBGE, um percentual superior a 40% dos estudantes adolescentes admitiram já ter sofrido com a prática do bullying, de provocação e de intimidação. Sob esse viés, devido aos conflitos que ocorrem em suas casas, pode afetar diretamente em seu colégio, com agressões aos seus colegas, seja física ou verbal, pois o convívio com aquilo é comum. Dessa forma, é inadmissível que ações como estas estejam presentes na escola.
Portanto, é necessário ações de combate de tais práticas. Para isso, a Secretaria de Educação, juntamente com os profissionais da rede educacional, devem promover maneiras de conscientizar, não somente os estudantes, mas também o responsáveis, por meio de palestras e projetos, incentivando uma relação saudável com os filhos. Isso será feito a fim de combater o bullying, para que ações como as do "Extraordinário" não sejam repetidas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada