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Por Felipe082
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#87812
Definido filosoficamente como uma doutrina que visa à transformação da realidade, o ativismo possibilitou, ao longo da história, diversas mudanças sociais significativas, como o reconhecimento dos direitos civis da população negra dos Estados Unidos no final do século XX, resultado da resistência liderada pelo pastor Martin Luther King. Apesar dessa e de outras conquistas terem sido viabilizadas nas últimas décadas, a reivindicação de paridade entre todos os cidadãos ainda é recorrente na atualidade e, cada vez mais, tem se popularizado em um novo meio: as redes sociais. O chamado “ciberativismo” – ativismo realizado no ambiente virtual – é um fenômeno complexo cuja dualidade deve ser analisada. Por um lado, democratiza a participação de indivíduos anônimos; por outro, potencializa a alienação ideológica.
Segundo o historiador italiano Norberto Bobbio, a democracia substancial difere da democracia formal por envolver a participação efetiva, e não apenas teórica, dos cidadãos. A partir desse pressuposto, observa-se que o “ciberativismo” contribui para o fortalecimento da democracia substancial, haja vista que, muitas vezes, amplia o alcance dos posicionamentos dos usuários independentemente do seu nível de influência fora da internet. Um exemplo disso é que, ao contrário de Luther King, cuja reputação foi construída após anos de ativismo, os líderes do movimento “Black Lives Matter” – o qual defende a valorização das vidas negras – organizaram protestos nas redes sociais sem que fossem notáveis anteriormente. É indubitável, portanto, que o ambiente virtual assegura aos usuários o poder de promover mudanças sociais.
Em contrapartida, alguns mecanismos utilizados pelas redes sociais podem limitar o pensamento crítico dos indivíduos. Nesse sentido, o documentário “O dilema das redes”, da Netflix, mostra que as grandes empresas de tecnologia utilizam algoritmos que filtram os interesses dos usuários e, com base nisso, restringem as interações a uma espécie de “bolha”, ou seja, um núcleo reduzido de pessoas e de opiniões. Cria-se, como consequência, a ilusão de que somente os pensamentos legitimados por aquela comunidade são corretos, o que favorece a alienação ideológica. Nesse cenário, o “ciberativismo” pode tornar-se danoso caso ocorra o chamado “cancelamento” – rejeição a quem adota um comportamento ou um posicionamento pouco aceito pelo grupo. Logo, é evidente a necessidade de respeitar a pluralidade de ideias.
Diante desses aspectos, percebe-se que o ativismo nas redes sociais pode ser utilizado tanto para combater injustiças quanto para propagá-las. A fim de que os impactos positivos se sobressaiam, o Ministério da Cidadania – órgão responsável por consolidar o exercício da cidadania – deve desenvolver, por intermédio de verbas cedidas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o curso “Ciberativismo consciente”. Nesse projeto, serão realizadas “lives” em que especialistas em comunicação e em ciências sociais instruirão os usuários a respeito do papel dos indivíduos na transformação da realidade. Com essa medida, figuras como Luther King e como os líderes do movimento “Black Lives Matter” surgirão com mais frequência, propiciando uma maior paridade entre os cidadãos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 171

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 194

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 166

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 194

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Felipe082
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#87921
Muito obrigado, @Fortes! :lol:
De fato, há falhas significativas na minha argumentação.
Quando terminei de escrever essa redação, pensei que estivesse muito boa.
Depois de lê-la com os olhos descansados, fiquei bastante decepcionado com o resultado - principalmente em relação aos parágrafos de desenvolvimento.
Mas faz parte, né?
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Por Fortes
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#87924
Felipe082 escreveu:Muito obrigado, @Fortes! :lol:
De fato, há falhas significativas na minha argumentação.
Quando terminei de escrever essa redação, pensei que estivesse muito boa.
Depois de lê-la com os olhos descansados, fiquei bastante decepcionado com o resultado - principalmente em relação aos parágrafos de desenvolvimento.
Mas faz parte, né?
Com certeza, faz parte. Por isso, é preciso prestar mais atenção na argumentação e tentar não se deixar levar pelo prazer de escrever, já que, quando gostamos de dissertar, tendemos a manter os argumentos em segundo plano. É normal. :D

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