Segundo o historiador italiano Norberto Bobbio, a democracia substancial difere da democracia formal por envolver a participação efetiva, e não apenas teórica, dos cidadãos. A partir desse pressuposto, observa-se que o “ciberativismo” contribui para o fortalecimento da democracia substancial, haja vista que, muitas vezes, amplia o alcance dos posicionamentos dos usuários independentemente do seu nível de influência fora da internet. Um exemplo disso é que, ao contrário de Luther King, cuja reputação foi construída após anos de ativismo, os líderes do movimento “Black Lives Matter” – o qual defende a valorização das vidas negras – organizaram protestos nas redes sociais sem que fossem notáveis anteriormente. É indubitável, portanto, que o ambiente virtual assegura aos usuários o poder de promover mudanças sociais.
Em contrapartida, alguns mecanismos utilizados pelas redes sociais podem limitar o pensamento crítico dos indivíduos. Nesse sentido, o documentário “O dilema das redes”, da Netflix, mostra que as grandes empresas de tecnologia utilizam algoritmos que filtram os interesses dos usuários e, com base nisso, restringem as interações a uma espécie de “bolha”, ou seja, um núcleo reduzido de pessoas e de opiniões. Cria-se, como consequência, a ilusão de que somente os pensamentos legitimados por aquela comunidade são corretos, o que favorece a alienação ideológica. Nesse cenário, o “ciberativismo” pode tornar-se danoso caso ocorra o chamado “cancelamento” – rejeição a quem adota um comportamento ou um posicionamento pouco aceito pelo grupo. Logo, é evidente a necessidade de respeitar a pluralidade de ideias.
Diante desses aspectos, percebe-se que o ativismo nas redes sociais pode ser utilizado tanto para combater injustiças quanto para propagá-las. A fim de que os impactos positivos se sobressaiam, o Ministério da Cidadania – órgão responsável por consolidar o exercício da cidadania – deve desenvolver, por intermédio de verbas cedidas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o curso “Ciberativismo consciente”. Nesse projeto, serão realizadas “lives” em que especialistas em comunicação e em ciências sociais instruirão os usuários a respeito do papel dos indivíduos na transformação da realidade. Com essa medida, figuras como Luther King e como os líderes do movimento “Black Lives Matter” surgirão com mais frequência, propiciando uma maior paridade entre os cidadãos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 171
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 194
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 166
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 194
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.