Em primeiro lugar, vale ressaltar que a débil ação do Poder Público tem íntima relação com o revés. Nesse aspecto, segundo o contratualista suíço Rosseau, o Estado deve governar em prol da organização e igualdade do povo. Todavia, ao não oferecer disciplinas em escolas públicas que eduquem as crianças sobre a utilização óptima da tecnologia online, se estabelece um cenário onde cidadãos vão crescer viciados na web e sofrerão dos efeitos comuns de dependência, podendo terminar marginalizados do país. Desse modo, é inadiável que esse público seja ensinado corretamente, a partir de medidas governamentais.
Ademais, é essencial citar a carência de reflexão do corpo social sobre a problemática como um de seus alicerces. Nessa perspectiva, revela-se na sociedade a teoria de Wittgenstein, sociólogo alemão, o qual afirma que os impasses na resolução dos problemas humanos encontram-se na dificuldade de debater-se crítico-construtivamente sobre um assunto. Sob essa ótica, vê-se que, inúmeros pais ou responsáveis não buscam discutir e se informar sobre o uso adequado das redes virtuais para seus filhos, deixando-os se aventurarem livremente na internet, em que se tornam vítimas dos algoritmos feitos para prender a atenção de seus usuários - nesse caso, crianças inocentes. Logo, é crucial mudar a imobilização da população responsável que atesta, sobretudo, um cenário intolerante.
Portanto, medidas são necessárias para combater o uso indiscriminado de tecnologias digitais de informação por crianças. Destarte, a fim de educá-las acerca do melhor uso da internet, o Ministério da Educação deve introduzir a disciplina de Tecnologia da Informação às escolas, por meio da alteração da Base Nacional Curricular Comum - documento que regulamenta as aprendizagens a serem ensinadas. Concomitantemente, cabe aos atuais e futuros pais e responsáveis, por meio das redes sociais, incitar debates a respeito da temática. Assim, estabelecer-se-á uma sociedade na qual o contratualismo e a comunicação contribuirão para que a realidade de “Wall-e” continue na ficção.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 196
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 196
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 188
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.