Avatar do usuário
Por Luzy
Quantidade de postagens
#127459
Aluna: Luzilaine Lopes de Oliveira Hilário
Turma: HT_05_2023
Disciplina: História
Proposta: O poder transformador da História

História...
Ensinar história é ter poder, o poder de transmitir conhecimento, o poder de controlar a narrativa ,o poder de moldar as mentes e a sociedade.
Conforme o provérbio ancestral : ” Até que os Leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caça continuarão a glorificar o caçador .”
O texto do professor : Carlos Leonardo Kelmer Mathias, nos dá exemplos do quanto o uso da disciplina História pode moldar a sociedade e como ela se vê, como a falta de ensino da Historia ou o ensino, mas com um viés comercial ,elitista e político pode alienar e condicionar á sociedade às mais hediondas doutrinas, aculturamentos e condições .
Foi controlando a narrativa do ensino da História, seja ela religiosa, cientifica ou social, que a escravidão foi aceita, incentivada e até bem vista, imagine naquele tempo ,quantos desejaram ter um negro para escravizar, quanto prestígio trazia para uma família ter vários escravizados ?
E assim , milhares de humanos foram sequestrados, roubados, torturados, violados, animalizados, humilhados , sendo obrigados (sobre)viver longe de sua terra, povo, língua e cultura.
Por séculos os diversos “sábios, mestres” , filósofos, professores e escritores repetiram e ensinaram o que aprenderam : “negro não tem alma, é muito propenso a violência, descende de Cam ( neto, do filho mais novo de Noé ) a escravidão é para expiar os pecados desse povo.
A História ensinada pelo opressor , com o viés escravocrata, a fim de manter os lucros gerados pela escravidão , tentou apagar a história de um continente, como se africanos houvessem brotado da terra para serem escravizados, todas as conquistas , criações e contribuições desse povo foram usurpadas e os louros reservados aos seus algozes.
Medicina, matemática, astronomia , política , filosofia, tiveram inicio na Grécia,mesmo?
A História oficial ensina isso, ainda que seus diversos “mestres” tenham recebido instrução dos Grandes Mestres de Kemet (antigo Egito) tendo deixado isso registrado.
É inegável a ciência por trás do embalsamamento das múmias, a engenhosidade na construção de cada pirâmide ,os cálculos matemáticos , o corte das pedras, a criação do papiro ,tecidos , pigmentos para tintas que duram até hoje, e tudo isso foi simplesmente ignorado e não foi por acaso.
Destarte, ao assistir do vídeo 2 , da aula 4 , a mente desta aluna se abriu ainda mais, a manipulação da História ,a negação da realidade em seu ensino macula a imagem que formamos de nós mesmos.
Que tal um teste?
Imagine, reis e rainhas , qual a cor deles ?Brancos ... Mas você sabe que na África também existiam reis e rainhas, não é? Agora imagine o Faraó.... ainda que em diversos murais, descobertos há séculos no Egito, às imagens mostrem pessoas negras (negros são o grupo formado por pretos e pardos) manipularam de tal forma a imagem do povo negro que é normal duvidar da realidade ,já ouvi que a cor das pessoas nas imagens é porque eles não tinham pigmento branco para fazer a pele ; Será que só havia tal pigmento para as roupas pintadas de branco na maioria das imagens?
Um último teste, imagine Jesus, qual a cor dele?
Mesmo nascendo onde nasceu, e indo para o Egito se esconder, sim, a criança branca, loira e de olhos claros passaria despercebida entre os negros no Egito, e por mais de 10 anos...
Diante disso, entendemos a importância da construção da imagem na sociedade, embora todos saibamos que o rosto real de Jesus não é o da imagem Europeia amplamente difundida, esta foi de tal forma inculcada no imaginário coletivo ,que para muitos ela se tornou real.
E isso se deu porque um Jesus de pele parda jamais seria aceito, como pode o Salvador de suas almas, não ter uma ?
Já que foi assim que justificaram a escravização do negro...
Muito disso,vem do que é perceptível nas conquistas romanas, e isso traduz muito bem inúmeros conquistadores europeus , talvez todos, àquilo que se destaca, o que tem beleza e valor , pode e será explorado para gerar lucro.
Sendo assim, eles conquistam de forma violenta, tomam posse de tudo criado no local, renomeiam, deturpam a origem e colhem os louros ,afim de usar em suas coroas.
Entretanto, o Jesus real teria a imagem de um homem pardo, com traços marcantes, olhos e escuros, cabelo bem encaracolado, devido a região de seu nascimento a ciência e a História verdadeira comprovam isso, e esse Jesus sim é o Salvador de nossas almas, que mudou a História da Humanidade, tanto que sua vida determina o início do calendário em quase todo o mundo.
Por isso , manter o ensino de História de forma isenta é imprescindível para a sociedade . E ainda mais para negros e indígenas, pois o uso de imagens positivas destes povos ,nos livros didáticos, desde os anos iniciais, os ajudará a se orientarem para um futuro promissor, pois quem não se vê , não pode imaginar onde chegará !
Assim, o ensino da Historia precisa vir acompanhando de imagens, e imagens positivas. De que forma as crianças negras e indígenas se veriam se os livros didáticos as retratassem, se fosse compartilhado com elas as histórias e realizações do seu povo?
Povos estes que já existiam muito antes do homem branco chegar para matar ,roubar e destruir , E fica no ar mais uma pergunta : A quem interessa mantê-los apenas sob a imagem de povos escravizados e / ou conquistados?
Além disso, por décadas, o ensino da História foi negado, mudado, elitizado e impedido de chegar a sociedade de uma forma geral, seja por ambição, imperialismo, elitismo ou ditaduras militares, mas uma parte da sociedade não se negou a luta, tomando de volta o direito a ensinar e receber o ensino da História, pois é inegável que o ensino da mesma desenvolve, instruí, proporciona valorização, empatia, socialização e conhecimento.
Nesse contexto, é iminente se firmar um compromisso, e este deveria ser de toda sociedade : A Disciplina História, jamais poderá deixar de ser ensinada, ninguém deve ter domínio sobre ela, a ponto de oculta-la, ela deve refletir a verdade, doa a quem doer.
Em suma ,a ninguém deve ser negado o direito de conhecer a sua verdadeira História. O ensino de história associado a imagens positivas, não associando negros e indígenas apenas às mazelas sociais causadas pelo branco escravizador e seus descendentes até hoje, Negros e Indígenas, merecem conhecer seus heróis, suas vitórias .
Toda a sociedade merece conhecer a VERDADEIRA HISTÓRIA.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
449 Exibições
por Eli79
0 Respostas 
937 Exibições
por anajujum
4 Respostas 
310 Exibições
por Lauany25
1 Respostas 
122 Exibições
por William2024
0 Respostas 
70 Exibições
por Amarelinha01
0 Respostas 
76 Exibições
por Juliaaluna99
0 Respostas 
74 Exibições
por Valdirene
2 Respostas 
110 Exibições
por Washingtonw
0 Respostas 
346 Exibições
por Mimiya10
0 Respostas 
70 Exibições
por Ju2403

No filme "Distrito 9", é […]

besourokafka , Lyh0610 DaviHudson lais458[…]

Na efervescência cotidiana de nossa vida, n&[…]

A sociedade brasileira é muito estigmatizad[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM