Precipuamente, é fulcral pontuar que a desigualdade social deriva da baixa atuação dos setores governamentais no que concerne à criação de mecanismos que coibram tais recorrências. Segundo o secretário-geral das Nações Unidas António Guterres, a desigualdade social se configura como uma das principais faces da globalização. Desse modo, é possível inferir que a desigualdade entre classes é um imbróglio que corrobora a inviabilização do direito ao acesso à tecnologia por parte do corpo estudantil no Brasil, contribuindo para a discrepância no aprendizado dos alunos, além da exclusão social ocasionada pela carência em um ensino de qualidade. Por conseguinte, enquanto a máquina pública negligenciar suas responsabilidades, o problema perdurará e os direitos dos cidadãos continuarão a ser multilados de forma sistemática.
Ressalta-se, ademais, que o acentuado despreparo do magistério no que diz respeito à adoção de tecnologias inovadoras é um agente contribuinte para a potencialização desse cenário. Nesse viés, segundo o Art. 218 da Constituição Federal de 1988, é dever do Estado promover o desenvolvimento científico, bem como incentivar a pesquisa e a capacitação tecnológica. Entretanto, os impactos da inexperiência dos profissionais da educação com relação ao adequamento às novas tecnologias contrastam com os direitos garantidos por este Art., tendo em vista que a falta de investimentos nessa problemática eleva os desafios quanto ao potencial transformador da tecnologia no contexto educacional. Desse modo, não é justo que o segmento estatal, enquanto promotor do bem-estar social, continue a ignorar o cenário atual.
Diante do exposto, denota-se a urgência de propostas governamentais que deneguem esse quadro. Portanto, cabe ao Estado juntamente ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações ampliar o acesso da sociedade ao conhecimento científico e tecnológico mediante a realização de campanhas gratuitas que promovam o acesso de qualidade à novos campos de conhecimento tecnológicos, bem como a criação de novos métodos de formação para educadores que promovam a capacitação necessária para lidar com os avanços da tecnologia no meio educacional. Desse modo, os desafios adquiridos pela terceira revolução industrial serão extinguidos, bem como surgirão novas oportunidades que promovam o acesso integral de todo o corpo civil à tecnologias transformadoras, garantindo o bem-estar social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.